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O processo de recontextualização do conhecimento especializado e a constituição do conhecimento escolar

Processo: 14/08609-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 12 de outubro de 2014
Vigência (Término): 11 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Cláudia Valentina Assumpção Galian
Beneficiário:Cláudia Valentina Assumpção Galian
Anfitrião: Michael F. D. Young
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of London, Inglaterra  
Assunto(s):Currículo de ensino fundamental   Ensino fundamental

Resumo

Este pedido de Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE), se justifica pela pertinência do estudo proposto para o adensamento das análises a serem desenvolvidas em pesquisa em andamento (Projeto FAPESP nº 2013/16270-7). Tendo como referencial a perspectiva do realismo social (YOUNG, 2007, 2010, 2011; WEELAHAN, 2007, 2010; MOORE, 2012), a referida pesquisa assume como objetivo a identificação e discussão do conhecimento considerado relevante - nos documentos curriculares oficiais e nas concepções de docentes que lidam com este conhecimento, seja no âmbito da sua produção, seja no âmbito da sua transmissão - para ser disponibilizado no Ensino Fundamental nas escolas brasileiras. A investigação a ser desenvolvida no exterior, portanto, pretende contribuir com o tratamento e a análise das informações levantadas no contexto brasileiro e tem como pergunta: quais são os elementos envolvidos na atuação dos agentes que atuam no processo de recontextualização e de que forma esses elementos contribuem para a análise do processo de constituição do conhecimento escolar, a partir do conhecimento especializado dos diferentes campos e das questões envolvidas na didatização deste conhecimento? O conceito, desenvolvido por Basil Bernstein, trata da transformação de textos desde seu contexto de produção, em diferentes instâncias e por meio da ação de agentes diversos, até o contexto de transmissão. Assim, pretende-se discutir o currículo na articulação entre o campo da produção do conhecimento especializado - na perspectiva do realismo social - e o seu processo de recontextualização para a constituição do conhecimento escolar. (AU)

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