Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise espacial da distribuição de pênfigo vulgar e foliáceo no âmbito de três bacias hidrográficas presentes no Nordeste do estado de São Paulo e a relação com fatores ambientais

Processo: 14/10038-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Susana Segura Muñoz
Beneficiário:Beatriz Smidt Celere
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/51729-2 - Relação dos fatores imunogenéticos e ambientais na etiopatogênese dos pênfigos em amostragem brasileira, AP.TEM
Assunto(s):Saúde ambiental   Análise espacial   Pênfigo   Bacia hidrográfica   Região Nordeste   São Paulo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Espacial | Condicionantes ambientais | Penfigos | Saúde Ambiental

Resumo

Os pênfigos são um grupo de doenças autoimunes consideradas raras que se manifestam por meio de vesículas ou bolhas presentes na pele ou mucosas. Possuem incidência mundial e atualmente, no Brasil, a região Nordeste do estado de São Paulo é a que apresenta maior número de ocorrências de Pênfigo Vulgar (PV) e Pênfigo Foliáceo (PF). Existe uma suposição de que fatores genéticos não são suficientes para causar o surto da doença, assim, fatores ambientais vêm sendo relacionados com a distribuição dos casos. Hipóteses ambientais, como o contato com pesticidas ou moradias próximas a rios, são estudadas nesta relação. Considerando as possíveis relações ambientais com os recursos hídricos o estudo será realizado no âmbito de três bacias hidrográficas presentes no Nordeste do estado de São Paulo tendo como objetivo analisar a distribuição espacial dos pacientes com PV ou PF, utilizando o georreferenciamento como ferramenta para a geração de mapas temáticos e identificação das possíveis relações ambientais. Os mapas temáticos serão formulados a partir dos softwares MapInfo 10.0 e ArcGis 10.2, os quais permitirão posicionar as coordenadas geográficas dos pacientes com PV ou PF para a análise espacial, digitalização do uso e ocupação do solo no entorno da residência de cada paciente, relacionando-os com os possíveis fatores ambientais. Dada à importância da dermatose em questão, o estudo é inédito e fundamental para orientar ações intersetoriais gerando subsídios para a tomada de decisões na área da saúde. O presente projeto complementa o subprojeto 6 Prevalência da exposição a pesticidas e metais pesados em amostras de pacientes com PV e PF, familiares e vizinhança, e sua relação com o aquífero Guarani e os rios Mogi Guaçu e Pardo que, por sua vez, faz parte do projeto temático Relação dos fatores imunogenéticos e ambientais na etiopatogênese dos pênfigos em amostragem brasileira, contemplado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (Processo 2010/51729-2). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CELERE, BEATRIZ S.; VERNAL, SEBASTIAN; BROCHADO, MARIA JOSE F.; SEGURA-MUNOZ, SUSANA I.; ROSELINO, ANA MARIA. Geographical foci and epidemiological changes of pemphigus vulgaris in four decades in Southeastern Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF DERMATOLOGY, v. 56, n. 12, p. 1494-1496, . (14/10038-8, 10/51729-2)
CELERE, BEATRIZ SMIDT; VERNAL, SEBASTIAN; LA SERRA, LEONARDO; FRANCO BROCHADO, MARIA JOSE; MOSCHINI, LUIZ EDUARDO; ROSELINO, ANA MARIA; SEGURA-MUNOZ, SUSANA INES. Spatial Distribution of Pemphigus Occurrence over Five Decades in Southeastern Brazil. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 97, n. 6, p. 1737-1745, . (14/10038-8, 10/51729-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CELERE, Beatriz Smidt. Análise espacial da distribuição de pênfigo vulgar e foliáceo no âmbito de três bacias hidrográficas presentes no nordeste do Estado de São Paulo e a relação com fatores ambientais. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.