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Bebida alcoólica e direção veicular: o impacto da lei seca na gravidade das vítimas de acidentes de trânsito

Processo: 14/12342-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Lilia de Souza Nogueira
Beneficiário:Ane Karoline Silva Bonfim
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Enfermagem em trauma   Acidentes de trânsito   Gravidade do paciente   Bebidas alcoólicas   Executoriedade da lei   Estudos retrospectivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acidentes de trânsito | bebidas alcoólicas | Executoriedade da lei | Gravidade do paciente | Enfermagem em trauma

Resumo

Anualmente, milhões de pessoas têm suas vidas ceifadas em decorrência de acidentes de trânsito. No Brasil, as causas externas, que englobam este tipo de trauma, ocupam o terceiro lugar como principal causa de morte. Todo acidente de trânsito é influenciado por diferentes fatores, com destaque ao consumo excessivo de álcool e sua relação com os eventos traumáticos. Medidas de prevenção são implantadas no país com o objetivo de modificar este panorama, como a Lei nº 11.705 de 2008, conhecida popularmente como "Lei Seca". Pesquisas mostram o impacto positivo desta Lei na análise de diferentes variáveis. Entretanto, a gravidade das vítimas ainda não foi explorada neste contexto. Com o objetivo de preencher tal lacuna de conhecimento, este estudo analisará o impacto da "Lei Seca" na gravidade das vítimas de acidentes de trânsito e identificará os fatores associados à mortalidade dos pacientes antes e depois da implantação da Lei. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, com abordagem quantitativa das vítimas de acidentes de trânsito atendidas no Hospital das Clínicas de São Paulo, no período de janeiro de 2006 a dezembro de 2010. A fonte primária será um arquivo eletrônico composto por 1.400 pacientes com idade igual ou superior a 14 anos, admitidos no hospital nas primeiras 24 horas do evento traumático. Variáveis sociodemográficas e relacionadas às características e gravidade do trauma serão abordadas e submetidas à análise estatística. A relevância deste estudo está pautada na escassez de pesquisas sobre o tema e na possibilidade de oferecer dados que auxiliem na elaboração e implantação de estratégias públicas voltadas à redução das taxas de morbimortalidade por acidentes de trânsito no país.

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