Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da formação de biofilme em discos de titânio com micro e nanotopografia: estudo in situ

Processo: 14/08270-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Karina Cogo Müller
Beneficiário:Tauane Ramaldes Martins
Instituição Sede: Universidade de Santo Amaro (UNISA). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Implantodontia   Implantes dentários   Nanotopografia   Biofilmes   Streptococcus   Reação em cadeia da polimerase em tempo real   Estudo in situ
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adesão microbiana | biofilme | implante dentário | nanotopografia | Implantodontia

Resumo

Alterações nas superfícies dos implantes têm sido realizadas com o intuito de melhorar a osseointegração e a integração com os tecidos moles. Essas alterações podem alterar a topografia, energia livre, molhabilidade, composição química, características que podem por sua vez a influenciar tanto na adesão celular bem como na adesão bacteriana. Recentemente, a nanotopografia foi avaliada quanto à capacidade de osseointegração, mostrando melhores resultados em relação às superfícies com microtopografia e usinada. Dessa forma, o presente estudo tem o objetivo avaliar a influência da nanotopografia de superfícies de titânio no processo de adesão microbiana em modelos de estudo in situ. Discos de titânio foram especialmente produzidos e submetidos a diferentes métodos para a obtenção de superfícies: usinada, micro e nanotopografia. A topografia, morfologia e composição química desses discos já foram caracterizadas num estudo anterior, apontando que a rugosidade do disco com microtopografia é maior do que a do disco com nanotopografia. Os grupos experimentais serão: discos usinados (n=30), com microtopografia (n=30) e com nanotopografia (n=30). Para a avaliação serão confeccionadas moldeiras individuais e em cada uma delas fixados seis corpos-de-prova, sendo dois de cada grupo. Quinze voluntários utilizarão, por 24 h, moldeiras contendo os discos de titânio. Após esse período, os discos serão avaliados pelo método de cultura microbiana, para posterior contagem total de aeróbios e anaeróbios, para visualização da estrutura dos biofilmes. Além disso, as amostras serão avaliadas por PCR-tempo real para a quantificação bacteriana total e de Streptococcus oralis e Streptococcus mitis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HUMBERTO OSVALDO SCHWARTZ-FILHO; TAUANE RAMALDES MARTINS; PAULO ROBERTO SANO; MARCELA TAKEMOTO ARAÚJO; DANIEL CHEUK HONG CHAN; NATHÁLIA RAMALDES SALDANHA; KÁTIA DE PÁDUA SILVA; TALITA SIGNORETI GRAZIANO; WILLIAM CUNHA BRANDT; CAIO VINÍCIUS ROMAN TORRES; et al. Nanotopography and oral bacterial adhesion on titanium surfaces: in vitro and in vivo studies. Brazilian Oral Research, v. 38, . (14/08270-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.