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Aplicação de inteligência artificial em protocolos de comunicação de dados para comunicações internas em veículos aéreos não tripulados

Processo: 14/13713-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 20 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 19 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Beneficiário:Daniel Fernando Pigatto
Supervisor: James Edward Smith
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of the West of England, Bristol, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/16171-6 - Ampliando os sistemas de aeronaves não tripuladas: especificação de uma arquitetura de comunicação de dados segura e com vista à mobilidade, BP.DR
Assunto(s):Inteligência artificial   Redes de computadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inteligência Artificial | Redes de Computadores | Sistemas Embarcados Críticos | Veículos autônomos | Sistemas embarcados críticos

Resumo

Carros e aviões modernos estão podem ser considerados uma coleção de subsistemas embarcados interconectados, onde as partes mecânicas são controladas por elementos eletrônicos e o veículo é transformado em um sistema de informação móvel. Atualmente, existe uma tendência de substituição de comunicações internas com fios para comunicações sem fios, o que levará ao paradigma conhecido como "fly-by-wireless" nos próximos anos. Sendo assim, a concepção de protocolos eficientes para comunicações entre nós e módulos internos desses veículos com base nos requisitos específicos do cenário vem a ser uma necessidade crescente da área. Técnicas inteligentes aplicadas a estes protocolos de comunicação podem maximizar o desempenho da troca de informações e minimizar as perdas de pacotes, além de reduzir o consumo de energia. O protocolo inteligente que será desenvolvido neste estágio de pesquisa no exterior será comparado com outros protocolos bem conhecidos da literatura e uma discussão detalhada sobre a sua aplicação em um cenário crítico, como em sistemas de aeronaves não tripuladas, será conduzida como proposta de análise dos resultados. As conclusões podem ajudar os desenvolvedores de sistemas de veículos tripulados e/ou não tripulados autônomos e/ou não autônomos nas decisões relativas às comunicações sem fio internas. Além disso, os resultados também podem ajudar na comunicação sem fio externa se efetuadas as devidas adaptações. (AU)

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