Busca avançada
Ano de início
Entree

Biofortificação de selênio em alface: estudo de bioacessibilidade e especiação de selênio na parte comestível da planta

Processo: 14/15425-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Solange Cadore
Beneficiário:Emanueli Do Nascimento da Silva
Supervisor: Francesco Cubadda
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Istituto Superiore di Sanità (ISS), Itália  
Vinculado à bolsa:12/15020-4 - Bioacessibilidade e biodisponibilidade de nutrientes e elementos tóxicos em alface (Lactuca sativa), BP.DR
Assunto(s):Selênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bioacessibilidade | Especiação | selênio | Determinação de elementos traço

Resumo

Considerando que selênio é um elemento muito importante para a vida humana e não foi estudado até o momento no trabalho desenvolvido no país, pretende-se investigá-lo durante o estágio que deverá ser desenvolvido no exterior. O Se está ligado a processos fisiológicos nas plantas, microrganismos, animais e seres humanos. Para o último grupo, este elemento é um cofator para enzimas e proteínas, age com o hormônio da tireoide e a insulina, tem participação na regulação do crescimento celular e na manutenção da fertilidade. A deficiência de Se aumenta o risco de insuficiência cardíaca, doenças no fígado, câncer, pode causar perda de cabelo, infertilidade, entre outras doenças. A ingestão recomendada de Se varia de 4 a 55 ¼g por dia para seres humanos. Frutos do mar e fígado bovino são as maiores fontes do elemento, sendo que grãos e outros tipos de carne possuem menores quantidades, enquanto frutas e vegetais fornecem uma quantidade muito pequena do elemento. No entanto, a quantidade total do elemento no alimento não indica a quantidade eficazmente absorvida pelo organismo humano, sendo esta absorção dependente da quantidade e da forma do elemento liberado na digestão. No Brasil, é importante destacar a falta de informações sobre o Se contido em alface e sobre as espécies deste elemento que são efetivamente absorvidas pelo organismo humano, além da baixa ingestão desse elemento por uma parcela significativa da população. Assim, este estudo tem como objetivo a biofortificação de Se em alface e a avaliação da bioacessibilidade e da especiação deste elemento na digestão gastrointestinal in vitro, bem como o efeito da presença do elemento na concentração dos nutrientes Cd, Fe e Zn. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, EMANUELI DO NASCIMENTO; CIDADE, MIRLA; HEERDT, GABRIEL; RIBESSI, RAFAEL L.; MORGON, NELSON H.; CADORE, SOLANGE. Effect of Selenite and Selenate Application on Mineral Composition of Lettuce Plants Cultivated Under Hydroponic Conditions: Nutritional Balance Overview Using a Multifaceted Study. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 29, n. 2, p. 371-379, . (12/15020-4, 14/15425-0, 08/57808-1, 13/26855-2)
DA SILVA, EMANUELI DO NASCIMENTO; AURELI, FEDERICA; D'AMATO, MARILENA; RAGGI, ANDREA; CADORE, SOLANGE; CUBADDA, FRANCESCO. Selenium Bioaccessibility and Speciation in Selenium-Enriched Lettuce: Investigation of the Selenocompounds Liberated after in Vitro Simulated Human Digestion Using Two-Dimensional HPLC-ICP-MS. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 65, n. 14, p. 3031-3038, . (12/15020-4, 14/15425-0, 13/26855-2)
DA SILVA, EMANUELI DO NASCIMENTO; CADORE, SOLANGE. Bioavailability Assessment of Copper, Iron, Manganese, Molybdenum, Selenium, and Zinc from Selenium-Enriched Lettuce. Journal of Food Science, v. 84, n. 10, p. 2840-2846, . (13/26855-2, 12/15020-4, 14/15425-0, 16/23625-4, 08/57808-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.