Busca avançada
Ano de início
Entree

Detenção e biorretenção para controle da poluição difusa na drenagem urbana: abordagem experimental-adaptativa com base ecohidrologica

Processo: 13/06611-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eduardo Mario Mendiondo
Beneficiário:Altair Rosa
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/58161-1 - Assessment of impacts and vulnerability to climate change in Brazil and strategies for adaptation option, AP.PFPMCG.TEM
Assunto(s):Drenagem urbana   Poluição difusa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Birretenção | Drenagem Urbana | ecohidrologia | poluição difusa | Ecohidrologia

Resumo

O objetivo da pesquisa é estudar a eficiência generalizada de técnicas compensatórias (TCs) combinadas de detenção e biorretenção para controle da poluição difusa da drenagem urbana. As hipóteses da pesquisa justificam novos experimentos com TCs para controle da poluição difusa da drenagem urbana, desde que a eficiência generalizada seja avaliada com estratégias de adaptação de longo prazo sob aspectos quali-quantitativos com base eco-hidrológica. As etapas da pesquisa incluem: 1) discussão dos alcances e limitações de metodologias e critérios de dimensionamento e a avaliação de eficiência de TCs no controle de quantidade e de qualidade na drenagem urbana; 2) avaliação da aplicabilidade de indicadores com base eco-hidrológica na avaliação generalizada, da quantidade e da qualidade da água, da eficiência de TCs; 3) estudo experimental de TCs na microdrenagem, os efeitos de detenção conjugada com biorretenção, incluindo concepção, dimensionamento, instalação, monitoramento, modelagem e análise de eficiência durante a vida útil das TCs; e 4) simulação de cenários de adaptação de longo prazo para comparar o efeito dos dispositivos conjugados nas TCs, detenções e biorretenções, na macro-drenagem de bacias críticas selecionadas. A abordagem experimental inclui dimensionamentos modulares por detenção do escoamento superficial (Vmax,quanti; eff”Qquanti), por detenção de cargas poluidoras (Vmax,quali; eff”Y,quali) e por biorretenção (Vmax,bio; eff”X,bio). A abordagem adaptativa estuda como as TCs podem ser adaptadas durante a vida útil da obra, por meio de duas modificações futuras: (1) das demandas da drenagem urbana (”Qquanti(t), ”Yquali(t) e ”Xbio(t)), e (2) da capacidade do sistema Vmax,TC(t), conforme a integração das eficiências de controle eff”Q,quanti(t), eff”Y,quali(t) e eff”X,bio(t). A aplicação da metodologia é prevista para futuras TCs na Área II do Campus USP São Carlos. No cronograma da pesquisa, inclui-se um estágio doutoral no exterior. Este projeto de pesquisa está vinculado a três projetos vigentes: (1) MAPLU2 -Manejo de Águas Pluviais no Meio Urbano/FINEP, (2) Projeto Temático FAPESP "Assessment of Impacts and Vulnerability to Climate Change in Brazil and Strategies for Adaptation Options", e (3) Casadinho/PROCAD (UFAL-EESC/USP) "Monitoramento avançado de processos biotecnológicos e qualidade ambiental". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA, ALTAIR; MENDIONDO, EDUARDO MARIO; MACEDO, MARINA BATALINI; DE SOUSA, VLADIMIR CARAMORI; SAMPLE, DAVID; PROCOPIUCK, MARIO. Sustainable urban drainage: delineation of a scientific domain of knowledge production. REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE, v. 15, n. 38, p. 18-36, . (13/06611-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Altair. Bioretenção para o controle da poluição difusa em drenagem urbana sustentável (SUDS) utilizando abordagens experimentais-adaptativas de ecohidrologia. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.