Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização mecânica e do grau de conversão de cimentos resinosos autoadesivos em função da técnica de ativação

Processo: 14/05438-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Paulo Henrique Perlatti D'Alpino
Beneficiário:Amanda de Oliveira Campos Cota
Instituição Sede: Anhanguera Educacional S/A (AESA). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Resistência mecânica   Cimentos de resina   Elasticidade   Grau de conversão   Polimerização   Propriedades físico-químicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cimentos resinosos | Grau de conversão | polimerização | resistencia mecanica | Cimentos Odontológicos

Resumo

Em que pese a constante evolução dos materiais restauradores odontológicos em relação às propriedades físico-mecânicas e químicas dos cimentos resinosos, pesquisadores e a indústria odontológica têm-se empenhado no desenvolvimento materiais e técnicas restauradoras que sejam efetivos em selar, reforçar e proteger os substratos dentais com vistas a uma maior durabilidade das restaurações adesivas. O objetivo deste projeto é realizar experimentos laboratoriais que avaliem as propriedades mecânicas e elásticas e o grau de conversão de diferentes cimentos resinosos autoadesivos indicados para cimentação de restaurações indiretas e pinos intracanal. Por serem materiais exclusivamente duais, ou seja, de dupla polimerização, considerando-se uma condição clínica em que os cimentos não são fotoativados por impedimentos diversas (opacidade da cerâmica, dificuldade de fotoativação, baixa densidade de potencia dos aparelhos, entre outros), importante se faz avaliar a influência das técnicas de ativação nestas propriedades. As hipóteses a serem testadas consideram que os cimentos resinosos autoadesivos serão relativamente mais estáveis se apresentarem melhores propriedades mecânicas e elásticas quando corretamente ativados e, portanto, menos susceptíveis à degradação e deformação. Os experimentos propostos investigarão diferentes parâmetros mecânicos e de elasticidade bem como o grau de conversão de corpos de prova produzidos por diferentes cimentos resinosos que foram ativados de diferentes formas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS COTAA, AMANDA DE OLIVEIRA; CAETANO, ADRIANA DE FATIMA; DE ARRUDA BARBOSA, SILVANA COELHO; SVIZERO, NADIA DA ROCHA; DI HIPOLITO, VINICIUS; BRUSCHI ALONSO, ROBERTA CAROLINE; PERLATTI D'ALPINO, PAULO HENRIQUE. The effect of polymerization mode on mechanical properties of commercial self-adhesive cements associated with hydroxyapatite. JOURNAL OF ADHESION SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 31, n. 15, p. 1635-1646, . (14/05438-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.