Bolsa 14/06613-7 - Filosofia contemporânea, Filosofia da linguagem - BV FAPESP
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Intersubjetividade em Paul Ricoeur e Karl-Otto Apel

Processo: 14/06613-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:João Vergílio Gallerani Cuter
Beneficiário:Rafael Barros de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/24153-6 - Intersubjetividade em Paul Ricoeur e Karl-Otto Apel, BE.EP.IC   15/24151-3 - Intersubjetividade em Paul Ricoeur e Karl-Otto Apel, BE.EP.IC
Assunto(s):Filosofia contemporânea   Filosofia da linguagem   Hermenêutica   Intersubjetividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:filosofia contemporânea | hermenêutica | intersubjetividade | Hermenêutica e Filosofia da Linguagem

Resumo

O objetivo deste projeto é investigar a maneira como Paul RicSur e Karl-Otto Apel constroem suas propostas de solução para o problema da objetividade do discurso e, consequentemente, da linguagem. Tendo sido ambos fortemente influenciados pela hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, percorreram caminhos diferentes a partir desse denominador comum: RicSur, por um lado, valeu-se da tradição francesa de recepção da fenomenologia de Edmund Husserl e Martin Heidegger, enquanto que Apel, por outro lado, combinou a hermenêutica com o pragmatismo de Charles Sanders Peirce e - em menor grau - a analítica da linguagem de Ludwig Wittgenstein para compor sua "pragmática transcendental". Ambos os autores, seguindo cada um sua estratégia, apontam, de modo geral, para a mesma solução conceitual: a intersubjetividade - muito embora preenchida com diferentes conteúdos semânticos por um e outro. O que busco identificar são os pontos de convergência e divergência entre esses autores contemporâneos, indagando sobre a possibilidade de apontá-los como pontos de encontro das chamadas tradições "analítica" e "continental" da filosofia.

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