Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade proteolítica dentinária e resistência da união cimento-dentina radicular produzida na presença de agentes promotores de ligações cruzadas

Processo: 14/10183-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Josimeri Hebling Costa
Beneficiário:Juliana Rosa Luiz Alonso
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Metaloproteinases   Adesão   Colágeno

Resumo

Agentes promotores de ligações cruzadas ou cross-linkers são substâncias naturais ou sintéticas que promovem maior interação entre e intra moléculas de colágeno assim como entre fibrilas de colágeno. Dentre estas substâncias estão o glutaraldeído (GD), a proantocianidina (PA) e a carbodiimida (1-Etil-3-[3-dimetilaminopropil] hidroclorito de carbodiimida ou EDC). Desta forma, aumentando a estabilidade das fibrilas de colágneo, estas substâncias podem torná-las menos susceptível a degradação, melhorando as propriedades mecânicas e a estabilidade das interfaces adesivas. Todavia, apesar de diversos estudos já demonstrarem tal efeito sobre a dentina coronária, pouco existe na literatura quanto ao uso dos cross-linkers em dentina radicular. Portanto, o objetivo do presente estudo será avaliar o efeito de três diferentes agentes cross-linkers na atividade proteolítica da dentina radicular e na resistência da união cimento-dentina radicular, após cimentação adesiva de pinos radiculares. Para isso, raízes com apenas um canal radicular serão obtidas de pré-molares humanos hígidos (n=48). Estas raízes terão seus condutos radiculares tratados endodonticamente, e serão então aleatoriamente designadas para um dos 4 grupos do projeto (n=12) segundo o tratamento da dentina radicular após o condicionamento com ácido fosfórico: G1: água deionizada (controle), G2: EDC 0,5 mol/L; G3: 5% PA e G4: 5% GD. Os condutos radiculares serão preparados para a cimentação de pinos de fibra de vidro, com cimento resinoso. Após 24 h de armazenamento, as raízes serão seccionadas de tal forma que três espécimes com 2 mm de espessura serão obtidos de cada raíz: um da região cervical, um da região média e um da região apical. Esses espécimes serão submetidos ao ensaio mecânico de push-out (extrusão) e a resistência de união (MPa) será obtida. Nos mesmos espécimes, após o teste mecânico, será determinada a atividade proteolítica da dentina radicular por meio do ensaio EnzCheck e observação da fluorescência em microscópio confocal. Os testes estatísticos serão definidos em função dos fatores de variação e após a análise do conjunto de dados quanto a sua distribuição e homocedasticidade. Todos os testes serão considerados ao nível pré-estabelecido de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALONSO, JULIANA R. L.; BASSO, FERNANDA G.; SCHEFFEL, DEBORA L. S.; DE-SOUZA-COSTA, CARLOS ALBERTO; HEBLING, JOSIMERI. Effect of crosslinkers on bond strength stability of fiber posts to root canal dentin and in situ proteolytic activity. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 119, n. 3 MAR 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALONSO, Juliana Rosa Luiz. Atividade proteolítica e resistência da união cimento resinoso-dentina radicular produzida na presença de agentes promotores de ligações cruzadas. 2016. 78 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.