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Aquisição e aprimoramento das funções executivas: um programa com enfoque na independência e qualidade de vida de adultos com deficiência intelectual

Processo: 14/13203-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Instituto Jô Clemente
Pesquisador responsável:Adriana Augusto Raimundo de Aguiar
Beneficiário:Adriana Augusto Raimundo de Aguiar
Instituição Sede: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (APAE). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/50194-6 - Aquisição e aprimoramento das funções executivas: um programa com enfoque na independência e qualidade de vida de adultos com deficiência intelectual, AP.JP
Assunto(s):Deficiência intelectual   Qualidade de vida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adultos em envelhecimento | Deficiencia intelectual | funções executivas | Independência | programa de intervenção | Qualidade De Vida | Educação Especial e Inclusiva

Resumo

O aumento da expectativa de vida da população geral, com ou sem deficiência, traz conforto e novas perspectivas às pessoas e suas famílias. Contudo, gera também preocupações quanto à qualidade de vida daqueles que apresentam alguma limitação em sua autonomia. Deste modo, é fundamental o investimento em pesquisas visando à melhora da qualidade de vida e a promoção da independência na vida adulta e no envelhecimento, particularmente de pessoas com alguma deficiência. Esta proposta tem como objetivo geral delinear, implementar e avaliar um programa para aquisição e aprimoramento de funções executivas, com foco na independência e na qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual na vida adulta. Propõe como objetivos específicos: melhorar o desempenho dos participantes em habilidades treinadas; oferecer suporte aos familiares/cuidadores acerca de suas próprias dificuldades em função do envelhecimento; formar multiplicadores do programa; e desenvolver linha de pesquisa com enfoque na construção e desenvolvimento de recursos e materiais instrucionais para pessoas com deficiência, por meio da integração dos campos da neurociência e da educação. O programa envolverá a participação de um grupo de adultos com deficiência intelectual, seus familiares e profissionais. Contará com atividades envolvendo o uso de estratégias de aprendizagem e o aprimoramento de funções executivas, descritas na literatura de neurociência, como importantes para a maximização do aprendizado. Espera-se contribuir para evidenciar as potencialidades das funções executivas para o aprimoramento de habilidades também de pessoas com deficiência intelectual; e para melhoria na independência e na qualidade de vida de adultos com deficiência intelectual e seus familiares/cuidadores. (AU)

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