Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização de novos fatores de transcrição envolvidos na regulação da degradação da biomassa lignocelulósica em Trichoderma reesei (Hypocrea jecorina)

Processo: 14/09493-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Roberto do Nascimento Silva
Beneficiário:Amanda Cristina Campos Antoniêto
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/15683-8 - Estudos de sinalização celular e mecanismos de indução da formação de celulases pelo fungo Trichoderma reesei (Hypocrea jecorina), AP.BIOEN.JP
Bolsa(s) vinculada(s):16/15605-3 - Caracterização do sítio de ligação do fator de transcrição Azf1 de Trichoderma reesei através de análise de ressonância plasmônica de superfície, BE.EP.DR
Assunto(s):Fatores de transcrição   Genômica   Trichoderma   Biomassa

Resumo

O fungo Trichoderma reesei (Hypocrea jecorina) é um saprófito envolvido na degradação de polissacarídeos da parede celular de plantas. T. reesei apresenta uma capacidade surpreendente de formar e secretar celulases, sendo o fungo industrial mais importante na produção dessas enzimas que são utilizadas, dentre outros fins, na indústria de biocombustíveis, tal como o bioetanol. A degradação dos componentes da parede lignocelulósica é um processo complexo que requer uma série de proteínas regulatórias para torná-lo mais eficiente e poupar gastos energéticos desnecessários. Esse projeto tem como principal objetivo contribuir para o entendimento dos mecanismos moleculares envolvidos no processo de desconstrução da biomassa em T. reesei através da identificação de novos fatores de transcrição associados a este. Para isso, uma série de fatores de transcrição potencialmente envolvidos na degradação de biomassa serão identificadas através de análises in silico de dados de RNA-seq e posteriormente deletados para verificação de suas respectivas funções. Adicionalmente, motivos de ligações relacionados a essas proteínas regulatórias serão validados por meio da análise de promotores sintéticos fusionados ao gene repórter GFP. Com os dados obtidos, será construído um modelo de expressão gênica relacionado aos fatores de transcrição identificados, possibilitando uma melhor compreensão do comportamento das enzimas celulolíticas produzidas por T. reesei e contribuindo para a aplicação desse fungo na indústria de bioetanol. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDERSOLI, WELLINGTON RAMOS; SANTOS, RODRIGO DA SILVA; VIEIRA NOGUEIRA, KAROLINE MARIA; SILVA-ROCHA, RAFAEL; ROSSI, ANTONIO. Deletion of pH Regulator pac-3 Affects Cellulase and Xylanase Activity during Sugarcane Bagasse Degradation by Neurospora crassa. PLoS One, v. 12, n. 1, . (14/09493-2, 14/03847-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTONIÊTO, Amanda Cristina Campos. Identificação e caracterização de um novo fator de transcrição, homólogo ao Azf1 de Saccharomyces cerevisiae, envolvido na regulação da expressão de celulases no fungo filamentoso Trichoderma reesei. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.