Busca avançada
Ano de início
Entree

Os professores e seus alunos com deficiência na escola: um estudo sobre as relações de ensino na perspectiva histórico-cultural

Processo: 14/09922-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Inês Bacellar Monteiro
Beneficiário:Endrius Robert Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08991-6 - Os professores e seus alunos com deficiência na escola: um estudo sobre as relações de ensino na perspectiva histórico-cultural, AP.R
Assunto(s):Educação especial   Pessoas com deficiência   Inclusão escolar

Resumo

O projeto "Os professores e seus alunos com deficiência na escola: um estudo sobre as relações de ensino na perspectiva histórico-cultural" é desenvolvido por pesquisadores vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq - Práticas Educativas e Relações Sociais no Espaço Escolar e não Escolar, sob coordenação da proponente. A investigação conta com auxílio financeiro do Programa de Apoio à Educação Especial - PROESP/ CAPES, Edital 1/ 2009 - 2013, relativo a material de consumo e bolsas de Mestrado e Doutorado para os alunos da Pós Graduação envolvidos. Trata-se de um estudo temático, cujo objetivo geral é o estudo das relações de ensino que se desenvolvem entre professores e seus alunos cegos e com baixa visão, surdos, deficientes intelectuais e autistas. Vários subprojetos integram o projeto maior e estão vinculados a projetos de Iniciação Científica, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado sobre o tema. Todos os estudos focalizam os sujeitos em sua relação com educadores e parceiros, privilegiando a construção de dados relativos aos processos dialógicos. Os procedimentos principais consistem de observação de situações de sala de aula e de reuniões com professores. As situações são filmadas, envolvendo o domínio de estratégias para a filmagem, sempre que possível e a atividade de transcrição. Em consonância com a matriz teórica histórico-cultural assumida nos estudos, os dados de observação (direta ou registrada em vídeo) serão construídos sob as diretrizes da análise microgenética, que se caracteriza pelo estudo do processo de interesse com base na consideração de minúcias e desdobramento temporal dos acontecimentos, abarcando as ações e a interação verbal dos sujeitos focalizados (GÓES, 2000). O exame dos dados, respeitadas as peculiaridades de cada estudo, terá uma organização por categorias, mas tal categorização não será configurada como análise de conteúdo estritamente, pois levará em conta critérios metodológicos ligados ao jogo discursivo, na linha das proposições de Vygotski e, sobretudo, de Bakhtin. Esses mesmos critérios serão considerados para a construção de dados contextualizadores ou complementares, relativos à análise de documentos das escolas (prontuários, projetos da escola etc.) bem como de textos oficiais (referentes a políticas e legislação). Objetivos da solicitação de Bolsa de Treinamento Técnico (TT) A presente solicitação visa atender a todos os subprojetos integrados ao projeto "Os professores e seus alunos com deficiência na escola: um estudo sobre as relações de ensino na perspectiva histórico-cultural", fornecendo subsídios necessários para o desenvolvimento dos mesmos. Além disso, o apoio de um técnico permitirá a organização de um banco de dados sobre o tema, que será utilizado por todos os pesquisadores envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)