Busca avançada
Ano de início
Entree

Geografia e música: experiência com o Tambu e a Congada em Rio Claro/SP

Processo: 14/07192-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Bernadete Aparecida Caprioglio de Castro
Beneficiário:Elisabete de Fátima Farias Silva
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Música   Linguagem musical   Representação (artes)   Música folclórica   Espaço público   Rio Claro (SP)

Resumo

A representação do espaço se dá por diferentes linguagens, o cotidiano está repleto de símbolos, textos, imagens e sons. No entanto, nem sempre é possível ler essas representações, ora porque passam despercebidas, ora porque não se dá a devida importância a elas. A música é uma dessas manifestações culturais que tanto diz. Este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre Geografia e música, tomando esta enquanto linguagem (expressão humana) e fonte de representações (leitura e interpretação) do espaço. Escolheu-se analisar espaços escolares e não escolares no município de Rio Claro, a fim de entender como se dá atualmente o uso da música nesses espaços. A pesquisa se estruturará em 6 etapas, passando, por exemplo, pelo levantamento bibliográfico da temática, pesquisa participante, produção de material didático e formação continuada. Acredita-se que as práticas que se valem da linguagem musical podem tornar os indivíduos multiplicadores, assumindo para si a noção de agente produtor e consumidor de cultura. Contudo, esta pesquisa não é exclusivamente sobre o ensino de Geografia, pois o que se pretende não é levar o mundo para a escola, mas o caminho inverso: mostrar que o conhecimento está na vida e que se faz fundamental ler o mundo em suas diversas linguagens e representações simbólicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Elisabete de Fátima Farias. Entre corpos e lugares: experiências com a Congada e o Tambu em Rio Claro/SP. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.