Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho ortográfico de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagem: estudo comparativo

Processo: 14/08736-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Thaís Contiero Chiaramonte
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Dislexia   Transtornos de aprendizagem   Ortografia   Linguagem   Avaliação da aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | avaliação | dificuldades de aprendizagem | Dislexia | ortografia | Transtornos de Aprendizagem | Linguagem

Resumo

Os objetivos deste estudo são caracterizar, comparar e classificar o desempenho ortográfico dos escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagem segundo a semiologia dos erros. Participarão desse estudo 80 escolares, em idade escolar, na faixa etária de 9 a 12 anos de idade, de ambos gêneros, distribuídos em quatro grupos: GI: composto por 20 escolares com dislexia; GII: composto por 20 escolares com transtornos de aprendizagem; GIII: composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem e GIV: composto por 20 escolares com bom desempenho acadêmico pareado com os grupos GI, GII e GIII. Os escolares deste estudo serão submetidos as provas do Pro-ortografia que foram divididas em: versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pesudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida pro figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). Os resultados serão analisados estatisticamente visando comparar o desempenho dos escolares quanto ao nível de conhecimento das regras ortográficas e no número de erros classificados segundo a sua semiologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)