Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise proteômica comparativa de fígado de bovinos Nelore machos de alta e baixa eficiência alimentar

Processo: 14/04937-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Joanir Pereira Eler
Beneficiário:Leydiana Duarte Fonseca
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos de corte   Gado Nelore   Proteoma   Proteômica   Biomarcadores

Resumo

Com o presente projeto pretende-se determinar possíveis proteínas ou peptídeos presentes no fígado de bovinos da raça Nelore que possam ser associados ao fenótipo de eficiência alimentar (EA). Para tal, serão utilizadas amostras de fígado coletadas em experimento de confinamento realizado anteriormente onde se caracterizou bovinos Nelore machos em alta e baixa EA com uso do indicador consumo e ganho residual. Serão utilizadas amostras de fígado de 20 animais, sendo 10 animais classificados como alta EA e 10 como baixa EA, de um total de 100 animais, coletadas durante o abate. As amostras serão processadas para extração e quantificação do teor de proteínas. Posteriormente, serão separadas pelo método de eletroforese bidimensional, em função de seu ponto isoelétrico e do peso molecular. Depois da separação, os géis serão corados e escaneados para visualização dos spots. Após a detecção dos spots de proteínas serão realizadas as análises de comparação. Os spots que forem classificados como expressos diferencialmente nas análises estatísticas passarão pelo processo de digestão em tripsina para serem identificados pela espectrometria de massas com posterior consulta ao proteoma completo de Bos taurus, no banco de dados UniProtKB/Swiss-Prot. A partir das análises poderão ser detectados possíveis marcadores proteicos que estejam associados à EA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, LEYDIANA D.; ELER, JOANIR P.; PEREIRA, MIKAELE A.; ROSA, ALESSANDRA F.; ALEXANDRE, PAMELA A.; MONCAU, CRISTINA T.; SALVATO, FERNANDA; ROSA-FERNANDES, LIVIA; PALMISANO, GIUSEPPE; FERRAZ, JOSE B. S.; et al. Liver proteomics unravel the metabolic pathways related to Feed Efficiency in beef cattle. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, . (14/04937-0, 14/12492-8, 14/07566-2, 14/02493-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Leydiana Duarte. Caracterização proteômica do fígado de bovinos Nelore divergentes para eficiência alimentar. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.