Busca avançada
Ano de início
Entree

Em que Lacan pode nos ajudar a repensar a fenomenologia?

Processo: 13/23988-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Vladimir Pinheiro Safatle
Beneficiário:Ronaldo Manzi Filho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Fenomenologia (filosofia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fenomenologia | filosofia da consciência | Filosofia da Psicanálise | Filosofia Transcendental | inconsciente | Psicanálise | Epistemologia da Psicanálise

Resumo

Esta pesquisa visa mostrar uma relação próxima e, ao mesmo tempo, ambígua de Jacques Lacan com a fenomenologia. Num primeiro momento, buscaremos expor como o psicanalista compreende a fenomenologia enquanto uma filosofia da consciência. Seus alvos principais de crítica são Husserl, Sartre e Merleau-Ponty. Entretanto, sua relação com a fenomenologia de Merleau-Ponty parece se modificar, assim como o próprio modo como Lacan compreende a fenomenologia. Nossa hipótese é que ele tende a pensá-la enquanto uma filosofia transcendental. Nesta nova perspectiva, a fenomenologia parece ser um momento importante na sua experiência intelectual. Buscamos, afinal, avaliar se a fenomenologia foi "superada" pela psicanálise; e, se for o caso, avaliar quais ganhos poderíamos ter na filosofia a partir da perspectiva lacaniana. Nossa pretensão é mostrar como o diálogo entre a fenomenologia e a psicanálise, especialmente a psicanálise lacaniana, não se limita ao campo da clínica - ele parece ser atualmente revisitado por diversos pensadores no campo da filosofia. Não se trata, assim, apenas de "revisitar" um diálogo, mas de apontar sua atualidade e os impasses que este diálogo nos legou. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICCI TESHAINER, MARCUS CESAR; MANZI FILHO, RONALDO. The werewolf before the door of the law: Considerations on bando and language in the thought of Agamben. HERMENEIA, n. 22, p. 181-190, . (16/04705-7, 13/23988-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.