Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise não linear do controle postural de crianças com paralisia cerebral: relação com processamento sensorial

Processo: 14/10562-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 19 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Nelci Adriana Cicuto Ferreira Rocha
Beneficiário:Silvia Leticia Pavão Rago
Supervisor: Geert J. P. Savelsbergh
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: University Amsterdam (VU), Holanda  
Vinculado à bolsa:13/13380-6 - Impacto das informações sensoriais na execução do movimento sentado para de pé em crianças com paralisia cerebral, BP.DR
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cerebral Palsy | Nonlinear Analysis | Postural control | Sensory | Saúde

Resumo

O processamento e integração das múltiplas informações sensoriais são críticos para a regulação do controle postural e para a realização de atividades da rotina diária. Levando em conta os déficits decorrentes da lesão ao sistema nervoso central imaturo que caracteriza a paralisia cerebral (PC), o processamento sensorial destas crianças encontra-se potencialmente alterado, podendo contribuir de forma significativa com os déficits de controle postural nelas observados. O uso de ferramentas de análise não linear para avaliação do controle postural tem sido preconizado na literatura para melhor caracterizar a qualidade e complexidade do comportamento postural dos indivíduos. Entretanto, poucos dos estudos avaliaram o controle postural de crianças com PC utilizaram ferramentas de análise não linear, bem como relacionaram estas medidas de análise do controle postural a avaliações descritivas do comportamento motor, como escalas de avaliação. Assim o presente estudo tem como objetivo avaliar o controle postural de crianças com PC por meio de ferramentas de análise não linear e relacionar os dados encontrados deste controle com o processamento sensorial destas crianças. Participarão do estudo 15 crianças com PC, nível I e II de função motora grossa (Gross Motor Function Classification System - GMFCS). A avaliação do processamento sensorial das crianças com PC será realizado por meio da aplicação do Sensory Profile ao cuidador ou responsável. A avaliação do controle postural será realizada por meio da permanência estática em pé sobre uma plataforma. Serão realizadas três tentativas de 30 segundos de permanência. A análise dos dados de controle postural será realizada por meio de técnicas de análise não linear do comportamento do centro de pressão (CoP) na permanência em ortostatismo. As variáveis utilizadas para análise serão posteriormente definidas. Espera-se encontrar uma relação linear entre a complexidade e regularidade de oscilação do CoP e o processamento sensorial de crianças com PC, demonstrando a importância de uma adequada integração dos estímulos sensoriais para a modulação do controle postural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAVAO, SILVIA LETICIA; LEDEBT, ANNICK; SAVELSBERGH, GEERT J. P.; ROCHA, NELCI ADRIANA C. F.. Dynamical structure of center-of-pressure trajectories with and without functional taping in children with cerebral palsy level I and II of GMFCS. HUMAN MOVEMENT SCIENCE, v. 54, p. 137-143, . (14/10562-9, 13/13380-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.