Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da administração de infusão de chá verde em diferentes fases do dia na expressão do receptor lxr em ovários de fêmeas obesas induzidas por dieta

Processo: 14/07243-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Rita Luiza Peruquetti
Beneficiário:Isabela Pazotti Daher
Instituição-sede: Centro de Ciências da Saúde. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução   Obesidade   Metabolismo   Fertilidade   Relógios biológicos   Ritmos biológicos   Ritmo circadiano   Oxidação lipídica

Resumo

Os relógios biológicos são mecanismos de sincronização que permitem que os organismos se adaptem, e até antecipem, as suas respostas frente aos estímulos externos, sendo compostos por ritmos de diversas frequências como os ciclos circadianos. Ciclos circadianos são ciclos endógenos de duração de 24 horas que afetam e modulam processos fisiológicos, sendo composto pelo relógio central que é constituído por células que se localizam no núcleo supraquiasmático do hipotálamo no SNC, e pelo relógio circadiano periférico que se localiza nos tecidos periféricos como fígado, intestino e o tecido adiposo. O controle circadiano de um ponto de vista molecular é regulado por mecanismos cíclicos de retro-alimentação transcricional e pós-traducional, gerados por um conjunto de proteínas que são denominadas proteínas Clock, sendo que as principais são CLOCK e BMAL1, que atuam se heterodimerizando e induzindo a expressão de uma variedade de genes controlados por esse sistema de controle endógeno, como por exemplo, genes ligados à atividade de controle do metabolismo. Porém, atualmente, o estilo de vida contemporâneo tem afetado drasticamente os hábitos de vida, inclusive os hábitos alimentares da população, o que vem gerando maior índice de obesidade, que por sua vez exerce um impacto importante na fertilidade feminina, pois contribui para a não ovulação. Como consequência, na tentativa de combater a obesidade, a população em geral vem ingerindo muitos fitoterápicos ou drogas vegetais, entre os mais utilizados atualmente podemos citar a infusão de Camellia sinensis, conhecida como chá verde. O chá verde vem sendo utilizado cada vez mais por causa de seu efeito no controle da oxidação lipídica e na taxa glicêmica, agindo como termogênico natural. Objetivo: Avaliar como a administração da infusão de C. sinensis, em diferentes momentos do dia, para camundongos submetidos a diferentes tipos de dieta (normal e hipercalórica), irá influenciar os níveis de glicemia, no controle de peso corporal, bem como na fertilidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMORIM, R. P.; DAHER, I. P.; ARCANGELO, F. P. D.; BELLINI, M. F.; ORCINI, W. A.; SARRIA, G. R.; PERUQUETTI, R. L. Short-term effects of green tea chronotherapy on the metabolic homeostasis of mice on different diets. Genetics and Molecular Research, v. 16, n. 2 MAY 16 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.