Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão dos fatores de transcrição Pod-1, SF-1, BUB1B e PINK1 em tumores adrenocorticais humanos

Processo: 13/23548-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Claudimara Ferini Pacicco Lotfi
Beneficiário:Barbara dos Santos Passaia
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocrinologia   Fatores de transcrição   Carcinoma adrenocortical   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bub1B | expressão gênica | Pink1 | Pod-1 | Tcf21 | Tumores adrenocorticais | Endocrinologia

Resumo

Pod-1/Tcf21 é expresso nos sítios de interação epitélio-mesênquima durante o desenvolvimento de diferentes órgãos. Pod-1 pode inibir o fator de transcrição Sf-1/NR5A1 durante o desenvolvimento das gônadas. Enquanto, a inibição de Sf-1 pode levar a alterações no desenvolvimento da adrenal, seu aumento de expressão está relacionado com o aumento da proliferação e tumorigênese adrenal, principalmente em tumores pediátricos. Em um estudo anterior mostramos que a hiperexpressão de Pod-1 inibe a expressão do SF-1 endógeno de células de tumor de camundongo e de células humanas, através da ligação no sitio E-box do promotor de Sf-1. Além disso, a hiperexpressão de Pod-1 resultou na diminuição da enzima esteroidogênica StAR. Embora não tenha afetado a viabilidade celular, a análise de POD-1/TCF-21 em 33 Carcinomas Adrenocorticais (ACC) mostrou uma relação inversa entre a expressão desse gene e diferentes genes do ciclo celular entre eles BUB1B, um dos marcadores moleculares para prognóstico de tumores adrenais de adultos. Portanto, em vista da importância de SF-1 em tumores adrenocorticais, em especial nos pediátricos, e devido às evidências de que POD-1 pode regular a expressão do gene SF-1 bem como outros genes do ciclo celular, temos como hipótese que a expressão de POD-1 pode ter valor diferencial no diagnóstico de massas adrenais e de prognóstico para ACC. Nesse projeto temos como objetivo analisar a expressão de POD-1 e SF-1 em amostras de cDNA de 131 tumores de pacientes, 27 tumores pediátricos e 104 adultos, por reação de TaqMan e RT-PCR quantitativo. A expressão de POD-1 será correlacionada com a expressão de SF-1 e com os resultados clínicos e patológicos dos pacientes. Também serão analisadas a expressão de BUB1B e PINK1 nos tumores do coorte. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASSAIA, Barbara dos Santos. Análise da expressão do fator de transcrição TCF21/POD-1 e de genes do ciclo celular em tumores adrenocorticais humanos.. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.