Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da remoção do antibiótico sulfametazina em reator anaeróbio contínuo de leito fixo ordenado

Processo: 14/10256-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Paulo Clairmont Feitosa de Lima Gomes
Beneficiário:Guilherme Flandoli Romeiro
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Sulfametazina   Reatores anaeróbios   Leito fixo   Cromatografia líquida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cromatografia líquida hifenada com espectrometria de massas | Esgoto sintético | Reator anaeróbio de leito fixo ordenado | sulfametazina | tratamento de águas residuárias | Engenharia Sanitária

Resumo

Compostos farmacêuticos ativos são contaminantes emergentes que têm recebido muita atenção da comunidade científica nos últimos 10 anos, devido à sua introdução contínua no meio aquático. Um dos maiores contribuintes de produtos farmacêuticos no ambiente são as estações de tratamento de água e esgoto (ETE). As ETE, em sua maioria, não são projetadas para remover esses compostos, como por exemplo os antibióticos, os quais são geralmente compostos persistentes. Assim, será estudada e avaliada a eficiência da remoção do antibiótico sulfametazina (SMZ) usando um reator anaeróbio de leito fixo ordenado e de fluxo ascendente. Não há estudos usando esse reator para remoção de medicamentos. O reator será alimentado com esgoto sintético, simulando o esgoto sanitário, e espuma de poliuretano como material suporte para aderência dos microrganismos. Ferramentas analíticas, como emprego das técnicas de cromatografia líquida hifenada com espectrometria de massas (LC-MS/MS) serão aplicados para medir a remoção da sulfametazina da água residuária após ter sido submetida ao tratamento. O procedimento experimental será realizado em duas etapas, caracterizadas pela aplicação de diferentes tempos de detenção hidráulica, 24 h e 12 h. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMEIRO, GUILHERME FLANDOLI; OLIVEIRA, CRISTIANE ARRUDA; TOMITA, INES N.; SANTOS-NETO, ALVARO J.; ZAIAT, MARCELO; LIMA GOMES, PAULO CLAIRMONT F.. Evaluation of sulfamethazine removal kinetics using fixed structured bed bioreactor. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY, v. 40, n. 8, p. 979-987, . (09/15984-0, 14/10256-5, 09/53850-6, 12/07153-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.