Busca avançada
Ano de início
Entree

Preocupações e tendências da pesquisa em Etnomatemática

Processo: 14/09000-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de setembro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roger Miarka
Beneficiário:Roger Miarka
Anfitrião: Nuria Planas
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha  
Assunto(s):Etnomatemática   Educação matemática   Fenomenologia (filosofia)

Resumo

Em 2014 a etnomatemática, como região de inquérito, comemora trinta anos desde o marco de criação de seu espaço político na educação matemática: o pronunciamento de Ubiratan D´Ambrosio, em 1984, no 5º Congresso Internacional de Educação Matemática, em Adelaide, Austrália (D´AMBROSIO, 1984). No rastro desse aniversário, este projeto de pesquisa foi concebido para ser realizado na Universitat Autónoma de Barcelona sob supervisão da Professora Núria Planas, visando investigar as tendências e preocupações da pesquisa em etnomatemática após esse período de trinta anos de amadurecimento. Para isso, analisaremos as mensagens trocadas entre os anos de 2009 e 2013 na lista eletrônica de discussões do International Study Group on Ethnomathematics, entendendo-a como um lócus de encontro virtual entre pesquisadores da área. Metodologicamente, assumimos uma abordagem fenomenológica (BICUDO, 2009, 2009a, MARTINS; BICUDO, 1989), em que selecionaremos Unidades Discursivas Significativas mediante nossa pergunta diretriz "Para onde apontam as tendências e preocupações de pesquisa da etnomatemática anunciadas na lista eletrônica de discussões do Interntional Study Group on Ethnomathematics?", analisando suas possíveis convergências por meio de reduções fenomenológicas. Articularemos, então, categorias abrangentes que serão discutidas junto aos grupos de estudo e pesquisa em que o proponente participará durante seu período no exterior. Paralelamente ao projeto de pesquisa, buscaremos estabelecer redes de contato com pesquisadores espanhóis cuja preocupação se volte à relação entre matemática e cultura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)