Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise celular de macrófagos em contato com nanopartículas de óxido de titânio

Processo: 14/10085-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Cindy Goes Dodo
Supervisor: Luiz D. Meirelles
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Rochester (UR), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/19791-8 - Análise proteômica da membrana celular de fibroblastos gengivais humanos cultivados sobre diferentes superfícies de titânio e avaliação do uso de antioxidante exógeno para controle do estresse oxidativo celular, BP.DD
Assunto(s):Implantodontia   Implantes dentários   Ósseointegração   Tratamento de superfícies   Titânio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:nanoparticulas de titânio | superficie de titânio | Implantodontia

Resumo

Tratamentos de superfície são aplicados em implantes dentais com o intuito de aumentar a rugosidade para otimizar a osseointegração. Em que pese o sucesso clínico dos implantes dentais, sabe-se que nanopartículas de titânio podem ser liberadas no tecido periimplantar após a sua inserção no tecido ósseo. Assim, macrófagos são as primeiras células a interagir com estas partículas no sentido de fagocitá-las, desencadeando um estresse oxidativo intracelular e estimulando o processo inflamatório. Esta inflamação pode modular positivamente a reabsorção óssea cervical ao redor dos implantes dentais, também conhecida como saucerização óssea. Neste contexto, é importante avaliar a bioatividade celular que ocorre neste processo inflamatório quando em contato com nanopartículas de titânio. Assim, o objetivo deste trabalho será analisar o comportamento de macrófagos frente a presença de nanopartículas de titânio. A avaliação do estressse oxidativo causado pelas partículas será realizada pelo ensaio de redução do composto diacetato de diclorofluorescina (DCFH-DA). A expressão de citocinas pró-inflamatórias será avaliada por reação imunoenzimática (ELISA). Adicionalmente, será utilizada microscopia eletrônica de transmissão (TEM) para visualização da incorporação das nanopartículas de titânio pelas células. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINDY GOES DODO; LUIZ MEIRELLES; ALEJANDRO AVILES-REYES; KARINA GONZALEZ SILVÉRIO RUIZ; JACQUELINE ABRANCHES; ALTAIR ANTONINHA DEL BEL CURY. Pro-inflammatory Analysis of Macrophages in Contact with Titanium Particles and Porphyromonas gingivalis. Brazilian Dental Journal, v. 28, n. 4, p. 428-434, . (14/10085-6, 13/19791-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.