Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de fontes de Saccharomyces cerevisiae na redução da excreção de Aflatoxina M1 no leite de vacas leiteiras

Processo: 14/04027-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carlos Humberto Corassin
Beneficiário:Bruna Leonel Gonçalves
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Micotoxinas   Saccharomyces cerevisiae   Aflatoxina M1   Leite   Vacas leiteiras   Leveduras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biotecnologia | Lc-Ms | Leveduras | Micotoxinas | Ms | ruminantes | Transferência no leite | Micotoxicologia

Resumo

O projeto tem por finalidade avaliar o efeito da adição de biomassa de Saccharomyces cerevisiae (SC) resultante da fermentação alcoólica em rações sobre o desempenho de vacas leiteiras intoxicadas com AFB1. Os resíduos da fermentação alcoólica contendo SC serão obtidos em usinas produtoras de etanol e uma cervejaria, localizadas em Araras e Pirassununga/SP. Será realizado um ensaio preliminar in vitro para avaliação da capacidade de remoção da AFB1 pelas diferentes fontes de SC em solução tampão fosfato salina a 25ºC. O experimento in vivo será conduzido utilizando-se 30 vacas leiteiras multíparas. As vacas serão distribuídas aleatoriamente em arranjo fatorial 5 x 2, correspondendo a dois níveis (0 e 200 mg/kg) de incorporação de AFB1 às rações e dois níveis (0 e 2 x 1010 células de SC para cada 5,0 µg de AFB1) de incorporação de biomassa seca de levedura (levedura de cana de açúcar seca e inativada, levedura autolizada, parede celular e resíduo de cervejaria parcialmente desidratado). O estudo será realizado nas instalações do setor de Bovinocultura do Campus da USP em Pirassununga. Diariamente serão avaliadas a produção e composição do leite (determinação e quantificação de AFM1 e concentrações de gordura e proteína), além da produtividade dos animais. Os resultados do experimento serão submetidos à análise de variância, utilizando-se para a comparação entre as médias, quando aplicável, o teste de LSD (Least Significant Difference) de Fisher, adotando-se ± = 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, B. L.; GONCALVES, J. L.; ROSIM, R. E.; CAPPATO, L. P.; CRUZ, A. G.; OLIVEIRA, C. A. F.; CORASSIN, C. H.. Effects of different sources of Saccharomyces cerevisiae biomass on milk production, composition, and aflatoxin M-1 excretion in milk from dairy cows fed aflatoxin B-1. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 100, n. 7, p. 5701-5708, . (14/04027-3, 13/00957-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Bruna Leonel. Uso de fontes de Saccharomyces cerevisiae na redução da excreção de aflatoxina M1 no leite de vacas leiteiras. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.