Busca avançada
Ano de início
Entree

Biometanização:estudo da influência do lodo e da serragem no tratamento anaeróbio da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (FORSU)

Processo: 13/23434-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Básico
Pesquisador responsável:Valdir Schalch
Beneficiário:Fernanda Resende Vilela
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Digestão anaeróbia   Biogás   Resíduos sólidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biogás | Digestão Anaeróbia | Resíduos Sólidos Orgânicos | Resíduos Sólidos

Resumo

O tratamento dos resíduos sólidos urbanos - RSU -, sob um ponto de vista ambiental, continua sendo um desafio. A disposição final em aterro sanitário está sendo cada vez mais reservada àquela fração dos resíduos que já foram pré-tratados ou que não tenham alternativa de reutilização. Restrições ao aterramento de resíduos, como observadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305 - de 2 de Agosto de 2010, têm priorizado a adoção de tecnologias para recuperação dos resíduos sólidos orgânicos. Dentre as tecnologias possíveis, a biometanização, ou digestão anaeróbia (DA) surge como uma opção de tratamento alternativa às soluções já existentes, dado que propicia a redução efetiva do volume desses resíduos e a sua aplicação direta na agricultura como fertilizante orgânico ou como corretor de solos, pois promove a estabilização dos resíduos. Além disso, o biogás produzido pode ser utilizado como uma fonte de energia renovável,contribuindo para a proteção do ambiente e o desenvolvimento sustentável. O principal objetivo deste trabalho é a otimização do processo de biometanização seca para o tratamento da fração orgânica dos resíduos domiciliares, com o intuito de investigar variadas configurações operacionais em quatro biometanizadores, analisando o melhor desempenho com base na valorização energética a partir da produção do biogás e na eficiência de remoção da carga orgânica da fração sólida e líquida. Esta pesquisa identificará os requisitos necessários para a melhoria e adaptação do processo de biometanização, permitindo que os municípios adotem essa técnica como alternativa de tratamento da matéria orgânica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILELA, Fernanda Resende. Biometanização: estudo da influência do lodo e da serragem no tratamento anaeróbio da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos (FORSU). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.