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Maioria Absoluta (L. Hirszman, 1964) e a Opinião Pública (A. Jabor, 1967): uma análise histórica do documentário político-social frente aos debates da esquerda no Brasil

Processo: 13/22010-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mariana Martins Villaça
Beneficiário:Isadora Remundini
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História contemporânea   América Latina   Documentário cinematográfico   Esquerda (ideologia política)   Golpe de 1964   Cinema novo   Classe média   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Novo | Documentário | Engajamento | regime militar brasileiro | História contemporânea da América Latina

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar historicamente os documentários Maioria Absoluta (L. Hirszman, 1964) e A Opinião Pública (A. Jabor, 1967), em especial, apreender em que medida estes filmes dialogam com os projetos de esquerda e com sua revisão após o golpe de 1964, uma vez que em ambos podemos entrever elementos de uma pedagogia política interessada em ensinar a classe média a ver o povo e a necessidade imediata de identificar o agente da derrota. Para tanto, serão abordadas as concepções, os projetos e o processo de realização dos filmes, considerando o engajamento político dos cineastas no período, os projetos do CPC e seus vínculos com o cinema novo. Por meio da análise fílmica, pretendemos abordar o papel da locução, as vozes atuantes, a ressignificação de determinadas imagens (considerando que há excertos de Maioria Absoluta em A Opinião Pública) bem como as ambiguidades e as tensões inerentes aos discursos vigentes nesses documentários. Questões como a busca de brasilidade, o nacional-popular e as concepções de povo e classe média, grupos contemplados alternadamente como tema e público-alvo dessas obras, também serão focadas na investigação. Os dois filmes frequentaram o circuito de festivais voltados ao cinema latino-americano e, nessa perspectiva, nos interessa perceber sua circulação e eventuais vínculos com o Nuevo Cine Latinoamericano. Será também objetivo da pesquisa avaliar o estatuto do documentário neste período, no Brasil, entendido como instrumento de atuação político-social e polo de resistência de grupos cerceados pela implementação do novo regime; o discurso político constituído pelos filmes sobre e para a classe média - público que almejavam atingir -, bem como refletir sobre questões teórico-metodológicas intrínsecas à relação entre História e audiovisual. (AU)

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