Busca avançada
Ano de início
Entree

Saberes docentes e ensino de lutas: uma investigação a partir do currículo de Educação física do estado de São Paulo

Processo: 14/03280-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Mauro Betti
Beneficiário:Alexandre Seiti Toshioka
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar   Currículos e programas   Saberes escolares   Práticas pedagógicas   Professores   Entrevista

Resumo

O atual cenário do ensino da Educação Física no Brasil caracteriza-se como um complexo campo de conflitos, no qual emergem e embrenham-se diferentes proposições teórico-metodológicas, originadas desde meados da década de 1980 no processo histórico de emancipação, superação e ressignificação da Educação Física. Tais concepções, em contraposição ao criticado e tradicional ensino técnico-esportivista, propõe que na escola os conteúdos abordados deveriam propiciar a apropriação crítica e autônoma das diversas manifestações da Cultura de Movimento. Sendo assim, cabe analisar como os professores, autores e não meros aplicadores, lidam com mudanças curriculares. É primordial analisar criticamente as práticas pedagógicas dos professores que vivenciam e implementam tais mudanças curriculares. O objetivo desta pesquisa é investigar como se caracteriza a relação saberes docentes-ensino de "lutas" entre professores da rede pública estadual de São Paulo, no cenário de implementação do currículo oficial de Educação Física. Este estudo tem natureza qualitativa; os dados serão coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e professoras atuantes na rede pública.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)