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Estudo da transferência de carga ao solo de estacas escavadas utilizando uma estaca piloto

Processo: 14/07321-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Adriano Souza
Beneficiário:Victor Hugo Oliveira Soares
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Fundações (engenharia)   Estacas (engenharia civil)   Prova de carga   Capacidade de carga lateral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:capacidade de carga | Estaca piloto | Prova de carga | Transferência de carga | Fundação

Resumo

A precisão na determinação da transferência de carga de estacas ao solo é de grande importância para a engenharia de fundações, pois em seus projetos busca-se conciliar a diminuição de seu custo mantendo-se a segurança da mesma. A região noroeste do Estado de São Paulo é coberta por uma camada de Sedimento Cenozoico (solo colapsível), fato este que acaba impondo a utilização de fundações em estacas broca para edificações de pequeno a médio porte. Esta necessidade resultou no estudo e criação de um equipamento de campo que fornece valores de atrito lateral e de resistência de ponta com rapidez e acurácia. Este equipamento é a estaca piloto instrumentada que foi utilizada nos Campos Experimentais de Fundações da: (1) FEIS/UNESP - Ilha Solteira (SP); (2) USP/ABEF - São Paulo (SP), e (3) EESC/USP - São Carlos (SP), obtendo-se resultados ótimos para os diversos tipos de fundações em estacas instaladas e ensaiadas nestes campos experimentais. Pesquisa com estacas broca instrumentadas, com 30 cm de diâmetro, encontra-se em andamento no Campo Experimental de Fundações da FEIS/UNESP, no município de Ilha Solteira, que está inserido na região noroeste do Estado. Até o momento foram ensaiadas três estacas instrumentadas com 6 m de comprimento e três com 8 m, outras três estacas de 4 m serão ensaiadas até o final deste semestre, completando desta forma os dados que serão utilizados nesta pesquisa, que pretende aplicar os resultados auferidos pela estaca piloto, neste campo experimental, em uma análise retro analítica pra determinar os valores do atrito lateral e da resistência de ponta, e, ainda, a capacidade de carga para cada comprimento de estaca, comparando com os valores obtidos nas provas de carga com as estacas instrumentadas em real grandeza. (AU)

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