Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução dos padrões de consumo, convergência econômica e pegada de carbono do desenvolvimento: uma comparação Brasil - França (ECOPA)

Processo: 14/03319-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
Acordo de Cooperação: ANR
Pesquisador responsável:Suani Teixeira Coelho
Beneficiário:Luis Gustavo Tudeschini
Instituição Sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/51466-7 - Evolution of consumption patterns, economic convergence and carbon footprint of development: a comparison Brazil-France, AP.TEM
Assunto(s):Gases do efeito estufa   Perfil de consumo   Estudo comparativo   Consumo de energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comparação Brasil-França | elaboração de cenários | Gases de Efeito Estufa | padrões de consumo de energia das famílias | Emissões de Carbono

Resumo

A transição para um desenvolvimento de "baixo carbono", ou seja, caminhos de desenvolvimento com pouca emissão de gases de efeito estufa (GEE), não é susceptível de ser alcançado apenas através de soluções tecnológicas, os comportamentos, através dos padrões de consumo, também terão que mudar. No entanto, há um pressuposto implícito nos cenários de emissões de GEE que considera que se a renda per capita convergir entre os países os padrões de consumo das famílias irão convergir, levando potencialmente a uma elevada demanda por energia, elevada demanda por recursos naturais e emissões muito altas. O projeto ECOPA visa precisamente examinar quão flexível é a relação entre renda per capita e padrões de consumo, e as implicações destes resultados para cenários de emissões futuras. Para isso, o ECOPA analisará a evolução dos padrões de consumo, na França, uma economia "velha" industrializada, e no Brasil, uma economia em rápido crescimento. Em ambos os países, uma combinação de análise econométricas de dados de consumo, pesquisas domiciliares e estudos aprofundados de bens e serviços serão usados para: (I) desenhar padrões de consumo entre os grupos de renda, e (II) explorar os determinantes de suas mudanças ao longo do tempo. Forte ênfase é colocada na obtenção de fluxos monetários e físicos consistentes. Isso é necessário para analisar as implicações no consumo de energia e as emissões, sendo esse um obstáculo teórico e empírico significativo. Finalmente, com base na análise retrospectiva, os cenários de como os padrões de consumo das famílias nos dois países pode evoluir serão construídos e suas implicações para a energia e as emissões de GEE serão computados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COELHO, SUANI TEIXEIRA; SANCHES-PEREIRA, ALESSANDRO; TUDESCHINI, LUIS GUSTAVO; GOLDEMBERG, JOSE. The energy transition history of fuelwood replacement for liquefied petroleum gas in Brazilian households from 1920 to 2016. ENERGY POLICY, v. 123, p. 41-52, . (14/03319-0, 14/50279-4, 12/51466-7, 14/22355-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TUDESCHINI, Luis Gustavo. Desigualdade de renda e seus impactos na pegada de carbono das famílias brasileiras. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/BT) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.