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Representações de língua construídas pela imprensa: estudo da polêmica em torno do livro "Por uma vida melhor"

Processo: 13/23427-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Claudete Moreno Ghiraldelo
Beneficiário:Evelise Raquel Morari
Instituição Sede: Instituto Básico de Humanidades (IBH). Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Educação de jovens e adultos   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | aprendizagem de língua portuguesa | Educação de Jovens e Adultos | Ensino | Linguística Aplicada | Representações de língua portuguesa pela imprensa | Ensino/aprendizagem de língua materna

Resumo

A pesquisa proposta neste projeto tem como objetivo a análise de textos jornalísticos divulgados pela grande imprensa sobre a publicação do livro didático de Língua Portuguesa Por uma vida melhor para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses textos, responsáveis pela criação de uma grande polêmica, foram centrados em poucas frases de um único capítulo do livro, intitulado "Escrever é diferente de falar". Fundamentada numa abordagem discursivista, serão considerados os seguintes conceitos: sujeito; língua/linguagem; discurso; formação discursiva e formação ideológica. Um jornalista ao escrever um texto assume determinada posição-sujeito no continuum do discurso, tomado este como a relação entre língua e ideologias, as quais se materializam por meio da linguagem em textos escritos ou orais. Os autores do livro didático assumem também determinadas posições discursivas e ideológicas na maneira como recortam o conteúdo a ser contemplado no livro, a sequência em que aparece e na maneira com que o tratam, assim como na maneira como se dirigem aos potenciais estudantes do livro. A linguagem é tomada como sendo opaca, que comporta o equívoco. Na pesquisa aqui proposta, se procurará rastrear as representações que os jornalistas constroem da língua portuguesa do Brasil; dos autores do livro didático; de linguistas; de gramáticos; e dos estudantes para os quais o livro é dirigido. O corpus será composto por textos jornalísticos, pelo capítulo do livro de onde foi retirada a frase geradora de toda a polêmica e pelo livro na sua totalidade. Os textos serão analisados pelas regularidades enunciativas que remetem a determinados discursos, resultantes de formações ideológicas, e como tais discursos são materializados na superfície linguística. (AU)

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