Bolsa 14/00194-2 - Dieta, Ecologia trófica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avifauna associada à baía do Araçá (sudeste do Brasil: composição, abundância, uso de habitat e relações tróficas

Processo: 14/00194-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Luís Fábio Silveira
Beneficiário:Patrícia Luciano Mancini
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta   Ecologia trófica   Variações sazonais   Nicho trófico   Isótopos estáveis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abundância | aves limicolas | dieta | isotopos estáveis | nicho trófico | Variação sazonal | Ecologia trófica

Resumo

Estuários são importantes locais de alimentação, pouso e reprodução para bandos mistos de aves marinhas costeiras e limícolas residentes, bem como para espécies migrantes do Hemisfério Norte, como os maçaricos, batuíras, gaivotas e andorinhas-do-mar. O estado de São Paulo apresenta cerca de 600 km de litoral, com importantes áreas estuarinas; no entanto ainda há poucas informações quali-quantitativas da avifauna costeiro-marinha, especialmente em áreas sob intensa pressão antrópica, como a baía do Araçá, em São Sebastião. No âmbito do projeto temático BIOTA-FAPESP/Baía do Araçá, a presente proposta visa preencher essa lacuna de conhecimento, que se torna ainda mais relevante visto a eminência da expansão do Porto de São Sebastião, que ameaça diretamente a existência da Baía do Araçá. Neste projeto testaremos a hipótese de que os regimes de marés, sazonalidade e índices pluviométricos influenciam a riqueza, abundância, distribuição e uso do habitat das aves residentes e migratórias na Baía do Araçá. Também testaremos a hipótese de segregação de nicho trófico entre as aves mais abundantes no local, utilizando as suas diferenças morfológicas e através da análise de isótopos estáveis (AIE). Desta forma, os objetivos desta proposta são: I. Avaliar a riqueza e abundância sazonal das espécies de aves através de censos realizados mensalmente ao longo de um ano; II. Estimar a biomassa total das aves que utilizam esta área, através de censos e estimativas de massa com base em espécimes de Museu e eventuais coletas de material; III. Registrar o uso do habitat e a distribuição espacial das aves dentro da baía; IV. Analisar a sobreposição de nicho trófico entre as espécies mais abundantes de aves com base em suas características morfológicas; e V. Investigar as relações tróficas das aves com as presas em potencial e, os principais organismos encontrados na área de estudo através da AIE de carbono e nitrogênio. Além disso, de forma a contribuir para divulgar os resultados desta pesquisa, pretende-se: VI. Elaborar um livro/guia sobre as aves do Araçá juntamente com os principais organismos encontrados no local, como ferramenta de educação ambiental para alunos de escolas e comunidades da região. Estudos sobre a avifauna poderão, ainda, subsidiar medidas mitigadoras para futuros impactos da ampliação do porto adjacente à baia sobre as populações das aves daquele local, bem como contribuir para a conservação da biodiversidade e modelagem ecossistêmica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONTENTE, RIGUEL F.; MANCINI, PATRICIA LUCIANO; VAZ-DOS-SANTOS, ANDRE MARTINS; HASHIMOTO SOARES, LUCY SATIKO; FISCHER, LUCIANO GOMES; SILVEIRA, LUIS FABIO; BRENHA-NUNES, MARINA RITO; ROMAGOSA, ELIZABETH; ROSSI-WONGTSCHOWSKI, CARMEN L. D.. Spatial-seasonal variability of vertebrate assemblages in a Neotropical tidal flat: Recommendations for monitoring the potential impacts of port expansion. REGIONAL STUDIES IN MARINE SCIENCE, v. 34, . (11/50317-5, 13/19435-7, 14/00194-2)
MANCINI, PATRICIA LUCIANO; REIS-NETO, ARMANDO S.; FISCHER, LUCIANO GOMES; SILVEIRA, LUIS FABIO; SCHAEFFER-NOVELLI, YARA. Differences in diversity and habitat use of avifauna in distinct mangrove areas in Sao Sebastiao, Sao Paulo, Brazil. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 164, n. SI, p. 79-91, . (14/00194-2, 11/50317-5)
MANCINI, PATRICIA LUCIANO; REIS-NETO, ARMANDO S.; FISCHER, LUCIANO GOMES; SILVEIRA, LUIS FABIO; SCHAEFFER-NOVELLI, YARA. Differences in diversity and habitat use of avifauna in distinct mangrove areas in Sao Sebastiao, Sao Paulo, Brazil. OCEAN & COASTAL MANAGEMENT, v. 164, p. 13-pg., . (11/50317-5, 14/00194-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.