Busca avançada
Ano de início
Entree

CARACTERIZAÇÃO TRANSCRIPTÔMICA DAS VIAS METABÓLICAS ASSOCIADAS À NUTRIÇÃO DA FORMIGA ATTINI Atta sexdens rubropilosa Forel, 1908 (Hymenoptera, Formicidae)

Processo: 13/24149-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Mauricio Bacci Junior
Beneficiário:Suzana Fortolan Baptista Do Nascimento
Instituição-sede: Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Transcriptoma   Attini   Atta sexdens rubropilosa   Transcriptômica

Resumo

As associações de mutualismo afetam a vida de todos os organismos vivos. Um modelo biológico muito útil para estudos sobre o mutualismo são as formigas da tribo Attini, cuja nutrição depende da associação com fungos basidiomicetos. Estes fungos produzem despolimerases que degradam a matéria vegetal, gerando açúcares simples que são essenciais para a sobrevivência das formigas. Estudos bioquímicos sugerem vias metabólicas mutualistas, iniciando com passos catalisados por enzimas fúngicas e terminando com passos catalisados por enzimas das formigas. Estudos genômicos indicam que as formigas podem não ser capazes de sintetizar alguns aminoácidos, que seriam supridos pelos fungos. Desta forma, caracteriza-se uma dependência nutricional entre os mutualistas. Para avaliar a extensão desta dependência metabólica, no presente projeto de pesquisa nós pretendemos anotar o transcriptoma da formiga Attini Atta sexdens em busca das vias metabólicas associadas à nutrição das formigas. A partir de dados de transcriptômica de nova geração serão avaliadas a presença e expressão de genes das vias metabólicas de biossíntese de aminoácidos e outros compostos essenciais, bem como de enzimas participando de processos de despolimerização de polissacarídeos vegetais, um processo chave para a nutrição das formigas. Estas formigas encontram-se entre as mais derivadas entre as Attini, onde esperamos encontrar uma elevada interdependência entre os mutualistas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)