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Os impactos do produtivismo acadêmico na formação do estudante da pós-graduação e o processo de produção de conhecimento científico

Processo: 13/25385-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Beneficiário:Maisa Aparecida de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Pós-graduação   Desempenho acadêmico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho acadêmico | Estudante da Pós-Graduação | pós-graduação | Produtivismo Acadêmico | Produtivismo Acadêmico

Resumo

O campo da educação superior detém o papel peculiar de formar profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho e gerar inovações tecnológicas capazes de exercer competitividade na economia. Em pesquisas anteriores foi constatado que o estudante da graduação tem se tornado mão de obra qualificada e barata para a produção científica. Tal problemática institucional incide na formação do estudante universitário, quando se observa a existência de uma continuidade progressiva no campo universitário no decurso da graduação para a pós-graduação. Esta pesquisa objetiva analisar a atuação do estudante da pós-graduação em seu processo de produção do conhecimento, caracterizado na lógica produtivista, pautada no modelo de avaliação mercantil, proposto para a Pós-Graduação. A pesquisa apresenta natureza quali-quantitativa, sendo realizada na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade Federal de Viçosa. A amostra de participantes será composta por estudantes que estejam matriculados em sete programas de pós-graduação, sendo um de cada Centro de Ciências pertencente às IFES. Na construção dos dados será utilizado o questionário online encaminhado por e-mail aos estudantes do mestrado e do doutorado e a entrevista semiestruturada será realizada com 14 estudantes (sete mestrandos e sete doutorandos). A análise dos resultados será embasada em perspectivas crítico-dialéticas caracterizada numa discussão dialógica, compondo aspectos: coerência, consistência, originalidade e objetivação. Espera-se que a pesquisa ofereça subsídios para a reflexão sobre o processo de produção do conhecimento científico, experienciado pelo estudante da pós-graduação na lógica do produtivismo acadêmico.

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