Aquisição de equipamentos multiusuários para o desenvolvimento de pesquisa na Facu...
XVII USP International Conference in Accounting & XIV Congresso USP de Iniciaç...
Entac 2014- XV Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído
Processo: | 13/25385-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de abril de 2014 |
Vigência (Término): | 31 de dezembro de 2016 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação |
Pesquisador responsável: | Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes |
Beneficiário: | Maisa Aparecida de Oliveira |
Instituição Sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil |
Assunto(s): | Pós-graduação Desempenho acadêmico |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | desempenho acadêmico | Estudante da Pós-Graduação | pós-graduação | Produtivismo Acadêmico | Produtivismo Acadêmico |
Resumo O campo da educação superior detém o papel peculiar de formar profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho e gerar inovações tecnológicas capazes de exercer competitividade na economia. Em pesquisas anteriores foi constatado que o estudante da graduação tem se tornado mão de obra qualificada e barata para a produção científica. Tal problemática institucional incide na formação do estudante universitário, quando se observa a existência de uma continuidade progressiva no campo universitário no decurso da graduação para a pós-graduação. Esta pesquisa objetiva analisar a atuação do estudante da pós-graduação em seu processo de produção do conhecimento, caracterizado na lógica produtivista, pautada no modelo de avaliação mercantil, proposto para a Pós-Graduação. A pesquisa apresenta natureza quali-quantitativa, sendo realizada na Universidade Federal de São Carlos e na Universidade Federal de Viçosa. A amostra de participantes será composta por estudantes que estejam matriculados em sete programas de pós-graduação, sendo um de cada Centro de Ciências pertencente às IFES. Na construção dos dados será utilizado o questionário online encaminhado por e-mail aos estudantes do mestrado e do doutorado e a entrevista semiestruturada será realizada com 14 estudantes (sete mestrandos e sete doutorandos). A análise dos resultados será embasada em perspectivas crítico-dialéticas caracterizada numa discussão dialógica, compondo aspectos: coerência, consistência, originalidade e objetivação. Espera-se que a pesquisa ofereça subsídios para a reflexão sobre o processo de produção do conhecimento científico, experienciado pelo estudante da pós-graduação na lógica do produtivismo acadêmico. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |