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Programa Saúde na Escola: avaliação das condições de saúde vocal de alunos de Educação infantil

Processo: 13/26126-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Luciana Tavares Sebastião
Beneficiário:Pâmela Aparecida Medeiros Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Políticas públicas de saúde   Promoção da saúde   Disfonia   Prevenção   Voz   Delineamento experimental   Vibroacústica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Políticas Públicas de Educação | Políticas públicas de saúde | prevenção | promoção da saúde | voz | Fonoaudiologia Escolar

Resumo

O Programa Saúde na Escola (PSE) resulta de parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. O primeiro bloco desse Programa envolve a avaliação das condições de saúde dos estudantes, nas diferentes áreas do desenvolvimento infanto-juvenil. A disfonia infantil é uma das alterações da comunicação comumente observada entre alunos de Educação Infantil e é geralmente ocasionada por situações de abuso vocal praticado pelas crianças em casa e na escola. Estudos com escolares mostram a necessidade de ações que contribuam para a prevenção desse agravo à saúde infantil. A pesquisa ora apresentada visa à avaliação das condições de saúde vocal de alunos da educação infantil por meio da identificação de queixas e hábitos vocais indicados em questionários respondidos pelos pais dos alunos, bem como por gravação e análise acústica das vozes dos pré-escolares participantes. A avaliação das condições de saúde vocal dos alunos permitirá o delineamento de ações de prevenção e promoção da saúde de forma a cumprir o segundo bloco do PSE. Além disso, a disseminação dos conhecimentos construídos por meio das atividades de investigação entre os professores e demais membros da equipe escolar permitirá cumprir o terceiro bloco do PSE que envolve a Educação Permanente dos profissionais. O levantamento dos dados referentes às queixas e hábitos vocais, bem como dos parâmetros acústicos das vozes dos alunos viabilizarão, em estudos posteriores, cumprir o quarto bloco do PSE que é o monitoramento das condições de saúde.

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