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Motivação, necessidades psicológicas básicas e estratégias de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental de uma escola promotora de autonomia

Processo: 13/25017-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Evely Boruchovitch
Beneficiário:Lívia Petelincar De Sordi
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Motivação do aluno   Aprendizagem   Aprendizagem autorregulada   Métodos de ensino

Resumo

Evidências sugerem que o desempenho escolar dos alunos está relacionado à motivação para aprender e às estratégias de aprendizagem que eles utilizam. É possível classificar a motivação de acordo com a sua regulação como um continuum, que pode ter elementos reguladores externos ou internos. A motivação seja autônoma requer a satisfação de três necessidades psicológicas básicas: autonomia, competência e pertencer. Este projeto tem como objetivo avaliar a qualidade da motivação para aprender, a satisfação das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e pertencer e as estratégias de aprendizagem de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública, localizada no estado de São Paulo que possui uma diferente proposta pedagógica, bem como examinar as relações entre essas variáveis. A amostra será composta por aproximadamente 550 estudantes de 3o ao 9o ano dessa escola. Os dados serão coletados por meio de dois questionários com perguntas abertas sobre motivação e estratégias de aprendizagem e três escalas: Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem, Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental e Escala de Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas. Além disso, serão realizadas observações em sala de aula e entrevista com a diretora da escola. Espera-se que a presente pesquisa poderá contribuir com o incremento do conhecimento científico nessa área, bem como gerar subsídios para implementação de novas propostas pedagógicas nas escolas, que promovam estudantes mais motivados, autônomos, autorregulados e estratégicos. (AU)

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