Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do professor na construção da autonomia moral dos alunos: como pensam e o que fazem

Processo: 13/24363-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Rita Melissa Lepre
Beneficiário:Lilian Thiago Montanha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Moralidade

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem, pensado por meio da escolarização formal, envolve algumas dimensões importantes como a técnica, a humana e a política. É fato, que a escola vem trabalhando a dimensão técnica e de conteúdos de alguma forma ao longo dos anos. No entanto, as dimensões políticas e humanas não aparecem tão claramente no processo pedagógico e, menos ainda, na atuação dos professores. Nessa pesquisa, pretendemos pesquisar o que pensam e o que fazem professores do ensino fundamental no que se refere à formação ética e moral dos educandos. Para tanto, teremos como aporte teórico os estudos de Jean Piaget (1932) e Lawrence Kohlberg (1992), sobre o desenvolvimento do juízo e do raciocínio moral, além de estudos que versam sobre a construção de valores. O método adotado será o de tipo etnográfico, com participação da pesquisadora no cotidiano das escolas pesquisadas e realização de observações e entrevistas com os professores participantes. Esperamos que ao proceder a esse estudo possamos contribuir, em alguma medida, para a defesa de uma educação integral que se valha das dimensões humanas e políticas, além das técnicas, na busca de uma sociedade realmente justa e democrática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MONTANHA, Lilian Thiago. O papel dos professores na construção da autonomia moral dos alunos : como pensam e o que fazem. 2015. 98 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.