Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resposta de pré-osteoblastos cultivados em scaffolds de polihidroxibutirato funcionalizados com hidroxiapatita e peptídeo osteogênico.

Processo: 13/23873-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Joni Augusto Cirelli
Beneficiário:Mariana Aline Cominotte
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração óssea   Biomateriais   Hidroxiapatita

Resumo

Com a evolução da biologia celular e da engenharia tecidual novos materiais estão sendo estudados para serem usados visando o tratamento de defeitos ósseos. O polihidroxibutirato (PHB) é um polímero termoplástico que possui diversas características importantes para ser utilizado com sucesso como restaurador tecidual a exemplo da sua capacidade de permitir a proliferação e migração celular. A Prototipagem Rápida (PR) é um método computadorizado avançado que permite a fabricação de estruturas 3D (scaffolds) de PHB com características macro e microestruturais que favorecem e melhoram sua capacidade de permitir a proliferação celular. Estas peças quando funcionalizadas com hidroxiapatita ou um peptídeo osteogênico podem tornar-se potenciais candidatos para estimular a formação óssea em determinados defeitos. Assim, o objetivo deste estudo, é avaliar in vitro a resposta de pré-osteoblastos cultivados em scaffolds de PHB funcionalizados com hidroxiapatita associada ou não a um peptídeo osteogênico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COMINOTTE, Mariana Aline. Análises físico-químicas e biológicas de diferentes scaffolds à base de polihidroxibutirato e polihidroxibutirato-co-valerato. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.