Busca avançada
Ano de início
Entree

Concreto sobre areia e sal: identidades e territórios, permanências e transformações na trajetória cultural da comunidade de camaroeiro em Caraguatatuba/SP (1950-2010)

Processo: 13/17896-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Clifford Andrew Welch
Beneficiário:Alex Sandro Santos Fonseca
Instituição-sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História cultural   Comunidade litorânea   Caiçaras   Apropriação social   Territorialidade   Urbanização   Caraguatatuba (SP)

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar sob uma perspectiva histórica as transformações na comunidade caiçara de Camaroeiro em Caraguatatuba, Litoral Norte do estado de São Paulo, no decorrer da segunda metade do século XX e início do XXI e as apropriações da cultura desta comunidade que acompanham este processo. Nas últimas décadas a cultura caiçara experimentou fortes transformações, principalmente em seu elemento mais patente, o trabalho com a pesca e a relação do caiçara com o mar. Neste processo de mudanças alguns fatores foram determinantes para este fenômeno no município de Caraguatatuba, como a urbanização acelerada a partir da década de 1950, acompanhada de um "boom" imobiliário (década de 1970), estimulados por um aumento do interesse turístico sobre a região do Litoral Norte e que proporcionaram um intenso processo de migração para Caraguatatuba nas décadas de 1960, 70 e 80. Neste contexto, as mudanças na paisagem, na sociedade e na economia provocaram alterações importantes na cultura caiçara e implicaram em diferentes formas de apropriação desta cultura. Dessa forma este projeto visa analisar como tais fenômenos impactaram no cotidiano, nas relações e no modo de vida do caiçara, por meio de relatos orais aliados a pesquisa documental, estabelecendo diálogo teórico e metodológico que se estabelece a partir da convergência de temas que compreendem a História e as Ciências Humanas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)