Fala, Canto e Canto-Falado: Suas semelhanças e Diferenças na Bossa Nova.
Semelhanças e diferenças entre canto e fala na música de câmara brasileira
Paulinho da Viola: o caminho de volta (um estudo poético-musical da canção popular...
Processo: | 13/15872-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de março de 2014 |
Vigência (Término): | 31 de agosto de 2015 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Linguística |
Pesquisador responsável: | Eleonora Cavalcante Albano |
Beneficiário: | Gabriela Ricci |
Instituição Sede: | Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Práticas interpretativas Fonética e fonologia |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Canto Popular | Fonologia prosódica | práticas interpretativas | Fonética e Fonologia |
Resumo A brasileira - figura rítmica que desloca os acentos dos tempos fortes para os fracos - é presente na canção popular brasileira desde o seu início, o que pode ser notado em vários estilos musicais do Brasil, destacando-se entre eles o Samba e a Bossa Nova, principais gêneros de exportação da música popular brasileira. Ao notar tal presença, torna-se curiosa a sua influência na prosódia das músicas e, a partir da Bossa Nova de João Gilberto, na prosódia de toda a música popular brasileira. Segundo alguns autores, o que Gilberto fez foi, na realidade, retomar o canto falado já iniciado por sambistas do início do século XX, com especial atenção para Noel Rosa, que não era um grande cantor mas que conseguiu, com seu canto falado, marcar para a sempre a música brasileira. Apesar da relação entre os dois músicos já ter sido levantada por diversos autores, ela não foi amplamente discutida, de maneira que muito ainda se tem para estudar sobre o assunto. Da mesma forma, muito já se estudou sobre a influência da prosódia no canto, porém pouco se fez utilizando-se o canto das músicas populares do Brasil. A proposta deste trabalho é então discutir, com base na Fonologia Prosódica (Nespor e Vogel, 1986), como a rítmica tão marcante da síncope brasileira influencia no canto dos dois gêneros supracitados. | |
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