Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de redes de genes e genoma ativo de cana-de-açúcar associados à seca

Processo: 13/13659-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Glaucia Mendes Souza
Beneficiário:Danielle Izilda Rodrigues da Silva
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/52146-0 - Sugarcane signaling and regulatory networks, AP.BIOEN.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/01764-0 - Análise global das mudanças no transcriptoma da cana-de-açúcar em resposta à seca, BE.EP.DR
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Secas   Transcriptoma

Resumo

A importância ambiental e econômica da cana-de-açúcar vem crescendo, sendo o Brasil, atualmente, o maior produtor de cana e também de açúcar e etanol. Para o crescimento do mercado sucroalcooleiro é prevista a expansão das áreas de cultivo de cana-de-açúcar para regiões que apresentam condições menos adequadas ao plantio, como é o caso das regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Assim, é importante o desenvolvimento de plantas que apresentem tolerância a condições de estresses como a seca, bem como aliar essa característica à alta produtividade em etanol. O laboratório está conduzindo o sequenciamento do genoma da cana e para o melhoramento genético dessa gramínea é necessário ainda caracterizar funcionalmente os genes identificados e compreender a regulação da expressão gênica e as funções relacionadas a características agronômicas de interesse. Nesse contexto, desvendar as complexas redes regulatórias de cana-de-açúcar é um caminho para a obtenção de informações das vias de regulação e possíveis consequências de sua alteração. A técnica de ChIP-Seq tem sido utilizada no estudo das interações DNA-proteínas e apresenta grande aplicabilidade no estudo das redes de regulação transcricional. O presente projeto visa obter um conjunto de sequências genômicas enriquecidas em um precipitado de DNA ligado à RNA polimerase II em paralelo à definição de um conjunto de genes regulados pelo estresse hídrico. A longo prazo, o projeto objetiva gerar ferramentas que permitam à comunidade associar tratos agronômicos de interesse a motivos regulatórios.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DINIZ, AUGUSTO LIMA; RODRIGUES DA SILVA, DANIELLE IZILDA; LEMBKE, CAROLINA GIMILIANI; LAMAS COSTA, MAXIMILLER DAL-BIANCO; TEN-CATEN, FELIPE; LI, FORREST; VILELA, ROMEL DUARTE; MENOSSI, MARCELO; WARE, DOREEN; ENDRES, LAURICIO; et al. Amino Acid and Carbohydrate Metabolism Are Coordinated to Maintain Energetic Balance during Drought in Sugarcane. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 21, n. 23, . (13/13659-0, 15/01764-0, 17/02270-6, 17/02842-0, 14/50921-8, 19/15852-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Danielle Izilda Rodrigues da. Análise global das mudanças na expressão gênica em cana-de-açúcar (Saccharum spp) em resposta às condições de seca e reidratação. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.