Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização do glicerol para produção de biossurfactante por Bacillus subtilis e como co- substrato na biodegradação de diesel e biodiesel em solo

Processo: 13/13813-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 23 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ederio Dino Bidoia
Beneficiário:Jaqueline Matos Cruz
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Biorremediação   Bioensaio   Microbiologia ambiental   Micro-organismos

Resumo

O solo tem sido utilizado por gerações como receptor de substâncias resultantes da atividade humana. A liberação descontrolada de poluentes para o ambiente e sua consequente acumulação causou uma mudança drástica no solo, por vezes irreversível, gerada pelo aumento das atividades urbanas, industriais e agrícolas. Em consequência, a degradação causada diminui a fertilidade e as funções do solo associadas à produção de alimentos e de biomassa, à capacidade de suporte da vida e da biodiversidade. Apesar do poder de autodepuração do solo, a contaminação do solo por derivados do petróleo pode acarretar em diversos impactos a todos os organismos que dependem do solo, devido a sua composição tóxica e mutagênica. A biodegradação constitui a mais importante forma de transformação deste composto no ambiente, sendo os micro-organismos ambientais cruciais para a transformação destes contaminantes. No entanto muitos compostos derivados do petróleo são persistentes no ambiente, pois grande parte dos micro-organismos não é capaz de metaboliza-los. Assim a entrada de tais poluentes no ambiente pode causar um impacto na diversidade microbiana do solo. Está persistência de alguns hidrocarbonetos no ambiente pressionou a busca por fontes de energia renovável. Assim o biodiesel já é uma realidade na utilização como combustível. Mas com o grande volume de biodiesel produzido há também a produção de um resíduo, o glicerol. Diversas atividades devem ser propostas para maximizar a utilização deste resíduo de forma que o menor impacto seja causado ao ambiente, além de transforma-lo em produtos com alto valor agregado. Neste sentido a utilização de resíduos pode ser uma proposta para diminuir os custos da produção de biossurfactantes, pois em aplicações ambientais onde há grande demanda, o alto custo do produto inviabilizaria a utilização. Portanto o projeto tem como objetivo a utilização do glicerol para gerar um produto com valor agregado como os biossurfactantes, possibilitando a redução dos custos de produção e avaliar a eficiência deste biossurfactante em ensaios de biodegradação com biodiesel e diesel na presença do glicerol como co-substrato. O trabalho pretende também demonstrar à mudança da diversidade microbiana após a contaminação. O desafio do trabalho é chamar atenção acerca do restabelecimento da qualidade do solo após a contaminação e fornecer informações para a utilização de um resíduo que estará cada vez mais abundante.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ, JAQUELINE MATOS; CORROQUE, NADIA ALINE; MONTAGNOLI, RENATO NALLIN; MATOS LOPES, PAULO RENATO; MARIN MORALES, MARIA APARECIDA; BIDOIA, EDERIO DINO. Comparative study of phytotoxicity and genotoxicity of soil contaminated with biodiesel, diesel fuel and petroleum. ECOTOXICOLOGY, v. 28, n. 4, p. 449-456, . (13/13813-0)
CRUZ, JAQUELINE MATOS; HUGHES, CIAN; QUILTY, BRID; MONTAGNOLLI, RENATO NALLIN; BIDOIA, EDERIO DINO. Agricultural Feedstock Supplemented with Manganese for Biosurfactant Production by Bacillus subtilis. WASTE AND BIOMASS VALORIZATION, v. 9, n. 4, p. 613-618, . (13/13813-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRUZ, Jaqueline Matos. Produção de biossurfactante a partir de glicerol para aplicação durante a biodegradação de misturas biodiesel/diesel em solo. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.