Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos nucleossomos circulantes e a influência in vitro da sinvastatina nas propriedades adesivas e quimiotáticas de neutrófilos em pacientes com tromboembolismo venoso

Processo: 13/22981-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 16 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Joyce Maria Annichino-Bizzacchi
Beneficiário:Kiara Cristina Senger Zapponi Cerri
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hematologia   Armadilhas extracelulares   Neutrófilos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:NETs | neutrófilos | propriedades adesivas | Tev | Hematologia

Resumo

Apesar do link entre inflamação e trombose ser conhecido, esta relação tem sido mais comumente explorado em estudos sobre as interações das citocinas inflamatórias e a cascata da coagulação. De fato células inflamatórias, tais como os neutrófilos, tem sido mais explorado em estudos em modelo animal de trombose, contudo os mecanismos fisiopatológicos envolvidos nesse processo ainda não estão totalmente definidos em pacientes com tromboembolismo venoso (TEV). É conhecido que um evento chave durante o processo inflamatório é o recrutamento de leucócitos nos locais de inflamação, que freqüentemente é iniciado pela adesão destas células ao endotélio. A adesão ao endotélio e infiltração dessas células em áreas de inflamação são mediadas por interações de várias famílias de moléculas de adesão celular (CAMs), incluindo as selectinas, integrinas e seus ligantes. Os neutrófilos usam selectinas para interagir com o endotélio inflamado e, subsequentemente ligam-se a sítios específicos na vasculatura através da integrina ²2 expressa em sua membrana. Atualmente tem sido discutido que a ativação dos neutrófilos também leva a formação de redes extracelulares de neutrofilos (NETs), e a exposição de nucleossomas sobre estes NETs, contribuindo para a ativação da coagulação in vivo e o desenvolvimento do TEV em modelo animal. Além disso, o uso da sinvastatina para a prevenção desta doença tem sido muito discutido, mas os seus efeitos pleiotrópicos não estão bem claros. Diante disso, neste trabalho pretendemos avaliar os nucleossomos circulantes como marcador de NETs e a influência in vitro da sinvastatina nas propriedades adesivas e quimiotáticas dos neutrófilos em pacientes com TEV e controles, a fim de melhor compreender o papel desta célula no processo fisiopatológico da doença, os quais podem ter implicações para o tratamento e prevenção da doença.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAPPONI, KIARA C. S.; ORSI, FERNANDA A.; CUNHA, JOSE LUIZ R.; DE BRITO, INGRID R.; ROMANO, ANNA VIRGINIA C.; BITTAR, LUIS FERNANDO; DE PAULA, ERICH VINICIUS; PENTEADO, CARLA F.; MONTALVAO, SILMARA; ANNICHINO-BIZZACCHI, JOYCE MARIA. Neutrophil activation and circulating neutrophil extracellular traps are increased in venous thromboembolism patients for at least one year after the clinical event. JOURNAL OF THROMBOSIS AND THROMBOLYSIS, v. 53, n. 1, . (13/26244-3, 13/22981-3, 16/14172-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CERRI, Kiara Cristina Senger Zapponi. Avaliação dos nucleossomos circulantes e a influência IN VITRO da sinvastatina nas propriedades adesivas e quimiotáticas de neutrófilos em pacientes com tromboembolismo venoso. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.