Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagem de biologia de sistemas para o melhoramento da eficiência alimentar em bovinos Nelore

Processo: 14/00307-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Joanir Pereira Eler
Beneficiário:Pâmela Almeida Alexandre
Supervisor no Exterior: Haja Kadarmideen
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Copenhagen, Copenhagen, Dinamarca  
Vinculado à bolsa:12/14792-3 - Caracterização da expressão gênica global associada à eficiência alimentar em bovinos Nelore, BP.MS
Assunto(s):Genética molecular   Expressão gênica   Biologia de sistemas   Gases do efeito estufa

Resumo

A pecuária de corte tem um papel significativo na produção de gases de efeito estufa. Uma forma de mitigar as emissões de gases de efeito estufa é a seleção de animais com alta eficiência alimentar, que consomem menos alimentos e, portanto, geram menos esterco e metano por quilo de carne produzida, melhorando a produtividade e a sustentabilidade da pecuária de corte. Embora extremamente importante, essa característica em bovinos é dificil de ser medida, sendo necessário o estudo de vias moleculares específicos responsáveis por este fenótipo. Alguns estudos têm sido realizados a fim de identificar genes candidatos através da expressão diferencial entre indivíduos divergentes para um fenótipo particular. A genética de sistemas é uma versão especializada da biologia de sistemas que visa esclarecer, através de relações complexas entre moléculas, as variantes genéticas que regulam certas características. Assim, pretendemos aplicar uma abordagem de genética de sistemas utilizando métodos inovadores de bioinformática em dados de expressão gênica global a partir de experimentos de eficiência alimentar em bovinos Nelore. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE, PAMELA A.; KOGELMAN, LISETTE J. A.; SANTANA, MIGUEL H. A.; PASSARELLI, DANIELLE; PULZ, LIDIA H.; FANTINATO-NETO, PAULO; SILVA, PAULO L.; LEME, PAULO R.; STREFEZZI, RICARDO F.; COUTINHO, LUIZ L.; et al. Liver transcriptomic networks reveal main biological processes associated with feed efficiency in beef cattle. BMC Genomics, v. 16, . (12/14792-3, 14/00307-1, 14/07566-2, 14/02493-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.