Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e implementação de procedimentos de pesquisa em geografia do comércio: delimitação, intensidade e especialização de áreas comerciais

Processo: 13/23951-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Maria Encarnação Beltrão Sposito
Beneficiário:Letícia Aparecida Dias Carli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20155-3 - Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo, AP.TEM
Assunto(s):Geografia urbana   Centralidade   Áreas centrais   Áreas comerciais   Cidades médias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Áreas Centrais | Centralidade | Cidades Médias | densidade informacional | estruturação urbana | produção do espaço urbano | Geografia Urbana

Resumo

Os procedimentos de investigação para delimitação de áreas comerciais varejistas e para definição da centralidade exercida por estas áreas é um campo de estudo importante por resvalar em duas frentes complementares, mas que não se comunicam necessariamente, o planejamento e gestão urbanos e os estudos acadêmicos. Este campo de estudos também é fundamental, pois há pouca comparabilidade se tomamos os diferentes estudos desenvolvidos na literatura recente, o que, por vezes, implica também em imprecisão conceitual. Com este projeto, pretendemos aplicar metodologia desenvolvida em WHITACKER (2003) para a delimitação de áreas centrais e para compreensão da centralidade e compará-la às delimitações estabelecidas pelo zoneamento urbano e pelos planos diretores. Com isso, também teremos uma base empírica para desenvolvimento de análises sobre a reestruturação da cidade e de identificação de estruturas urbanas complexas e policêntricas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)