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Contar e ouvir narrativas na Odisseia de Homero

Processo: 13/19183-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Christian Werner
Beneficiário:Christian Werner
Anfitrião: Jonas Grethlein
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Heidelberg University, Alemanha  
Assunto(s):Poesia épica   Poética   Narrativa   Eficiência

Resumo

A 'performance' de histórias, seja por meio de um canto ou de um discurso, e o uso de narrativas resumidas em diferentes gêneros de discurso é um elemento estrutural onipresente na 'Odisseia', em particular, devido à grande quantidade de cenas em que um estranho é recebido por um anfitrião. O propósito desta pesquisa é investigar três cenas em que episódios da guerra de Troia são focados pelas personagens: o diálogo entre Menelau, Helena, Telêmaco e Pisístrato (cto. 4); o encontro entre Aquiles e Odisseu no Hades (cto. 11); e a menção aos eventos troianos nas chamadas mentiras "cretenses" de Odisseu (ctos. 13-19). Os principais objetivos dessa discussão são: a) verificar até que ponto a poesia homérica é sustentada por uma poética do kleos, ou seja, de modo simplificado, pela rememoração elogiosa de feitos grandiosos de heróis do passado; b) discutir o uso da guerra de Troia como fonte de historicidade e/ou o "mais que passado" (cf. Grethlein 2006 e 2009); c) verificar se a guerra é representada de forma distinta em gêneros de discurso diversos (por exemplo, lamento, rememoração ou conselho); d) discutir o uso do tema da polaridade entre guerra e paz nesses contextos. (AU)

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