Busca avançada
Ano de início
Entree

Derivação de valores orientadores do risco de solos contaminados com metais pesados para a fauna e flora terrestre

Processo: 13/22162-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso
Beneficiário:Tâmara Guindo Messias
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiota   Metais pesados   Minhocas   Solos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colêmbolos | ecotoxicologia terrestre | Metais Pesados | Microbiota | Minhocas | solos | Ecotoxicologia terrestre

Resumo

Dentre os principais contaminantes ambientais estão os metais pesados, os quais são encontrados em todo ecossistema e apresenta perfil de macro e micronutrientes, dependendo da concentração requerida pelas plantas; entretanto o excesso dos mesmos pode ser tóxico aos seres vivos do ecossistema. A falta de informação no Brasil, sobre sua toxicidade e biodisponibilidade no ambiente, aliada ao aumento gradativo de sua concentração e aos acidentes ambientais ocorridos, tem incluído elementos como zinco, cobre, cromo e níquel na lista de metais potencialmente tóxicos.Esse projeto visa caracterizar a ecotoxicidade dos metais potencialmente tóxicos selecionados, quando incorporados a solos naturais e no solo artificial padrão. Os metais selecionados serão incorporados a solos para a realização dos testes de toxicidade aguda e crônica e determinação dos efeitos sobre o comportamento das espécies Eisenia andrei e Folsomia candida. Será também avaliada a germinação e o crescimento de plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas, bem como a resposta da microbiota dos solos naturais com e sem os metais pesados.Espera-se gerar conhecimentos inéditos sobre a toxicidade e a biodisponibilidade desses metais potencialmente tóxicos à fauna e flora, e estes poderão auxiliar em futuras pesquisas ambientais, nas tomadas de decisão nos casos de contaminação, assim como na padronização de valores de prevenção em intervenção para a realidade brasileira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESSIAS, TAMARA GUINDO; ALVES, PAULO ROGER LOPES; CARDOSO, ELKE JURANDY BRAN NOGUEIRA. Are the Brazilian prevention values for copper and zinc in soils suitable for protecting earthworms against metal toxicity?. Environmental Science and Pollution Research, v. 30, n. 14, p. 13-pg., . (13/22162-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.