Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação do Peso ao nascer e Peso para a Idade Gestacional com a Reserva Ovariana em Mulheres acima de 30 anos: Estudo transversal aninhado a uma Coorte de Mulheres

Processo: 13/16118-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Paula Andrea de Albuquerque Salles Navarro
Beneficiário:Maria Lucia dos Santos Lima
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Peso ao nascer   Ginecologia e obstetrícia   Reserva ovariana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:baixo peso | Hormônio anti mulleriano | Menacme | Peso ao nascer | Reserva Ovariana | Ginecologia e obstetrícia

Resumo

Introdução. As condições de vida intrauterina poderiam exercer direta ou indiretamente impacto no futuro reprodutivo das mulheres. Todavia, até o presente, não dispomos de estudos avaliando a relação entre o peso ao nascer e a reserva ovariana na quarta década de vida. Os níveis séricos do hormônio antimulleriano (AMH) apresentam relação direta com a reserva folicular e indireta com o prognóstico reprodutivo das mulheres. O conhecimento acerca do impacto da possível relação entre o peso ao nascer e a reserva folicular ovariana poderá oferecer ao clínico um elenco de possibilidades para melhor lidar com o planejamento concepcional e anticoncepcional das mulheres ao longo da vida reprodutiva. Objetivos. Objetivo Primário: Avaliar o impacto do peso ao nascer e peso para a idade gestacional sobre a reserva folicular ovariana em mulheres acima de 30 anos. Objetivos Secundários: Avaliar o impacto do peso ao nascer, peso para a idade gestacional evolução longitudinal do peso, estatura e fatores nutricionais sobre a fecundidade, paridade, incidência de abortos e partos prematuros, regularidade e características do ciclo menstrual e sintomas associados ao declínio da atividade ovariana. Metodologia. Estudo transversal aninhado a Coorte. População do Estudo: Mulheres nascidas em 1978 no Município de Ribeirão Preto (SP). Subgrupos do Estudo: Pequenas para a Idade Gestacional (PIG), Adequadas apara a Idade Gestacional (AIG) e Grandes para a Idade Gestacional (GIG) analisadas nos seguintes coletivos: A (total de pacientes incluídas) e B (grupo de pacientes incluídas presumivelmente saudáveis e sem fatores confusionais para o potencial reprodutivo). Tamanho Amostral: 552 mulheres (276 AIG, 138 PIG e 138 GIG). Desfecho Primário: Reserva folicular estimada pelos níveis séricos do AMH. Desfechos Secundários: Taxa de fecundidade, número de gestações, filhos, abortos e parto pré-termo, padrão dos ciclos menstruais, sintomas relacionados ao ciclo menstrual e a esfera sexual, níveis séricos de FSH, Estradiol, Inibina B, Activinas A, B e AB.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, MARIA L. S.; ROMAO, GUSTAVO S.; BETTIOL, HELOISA; BARBIERI, MARCO ANTONIO; FERRIANI, RUI A.; NAVARRO, PAULA A.. Association of birth weight with functional ovarian reserve during menacme estimated by serum concentration of anti-Mullerian hormone. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, . (13/16118-0)
DA SILVA LARA, LUCIA ALVES; DOS SANTOS LIMA, MARIA LUCIA; ROMAO, GUSTAVO SALATA; FERRIANI, RUI ALBERTO; DE ALBUQUERQUE SALLES NAVARRO, PAULA ANDREA. Factors Related to Coital Frequency of Women in Their Thirties. JOURNAL OF SEX & MARITAL THERAPY, v. 42, n. 5, p. 403-412, . (13/16118-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Maria Lucia dos Santos. Relação do peso ao nascer com a concentração sérica do hormônio antimulleriano: estudo transversal aninhado a uma coorte de mulheres na menacme. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.