Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação Não Escolar de Adolescentes em Liberdade Assistida: uma análise da prática educativa desenvolvida pelo Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (NAIS)

Processo: 13/21127-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcos Francisco Martins
Beneficiário:Julio Cesar Francisco
Instituição-sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Ato infracional   Medidas socioeducativas

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por finalidade identificar e analisar a prática educativa não escolar dos educadores do Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (NAIS) e seus impactos na vida dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida no município de Sorocaba-SP. A justificativa da pesquisa encontra-se no fato de que a investigação aborda um problema de extrema relevância social e cultural, que atinge toda a sociedade: o envolvimento de um número cada vez maior de adolescentes com a prática de atos infracionais e, consequentemente, a violência. Assim, a investigação tem por objetivos específicos: (i) conhecer a origem histórica e a atual conformação legal e administrativa do NAIS; (ii) identificar e analisar as finalidades, os princípios, os métodos e os conteúdos do projeto educativo do NAIS; (iii) caracterizar o perfil e a estrutura pedagógica do NAIS; (iv) conhecer as características (concepção e prática) do processo educativo não escolar desenvolvido pelos educadores do NAIS; (v) e descrever e analisar as motivações que levaram os educadores a trabalhar com adolescentes em conflito com a lei. Está prevista a utilização dos seguintes procedimentos metodológicos que, obviamente, estarão sujeitos a alterações com o decorrer da pesquisa: visitas in loco na sede do NAIS de Sorocaba-SP; coleta e análise de documentos do NAIS; consulta aos dados do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo); entrevista semiestruturada com os educadores sociais e adolescentes. Será necessário, também, continuar realizando a pesquisa bibliográfica, principalmente com vistas a identificar as contribuições que a produção da área da educação não escolar pode trazer ao processo de interpretação dos dados coletados e à proposição de alternativas. Para a produção desse projeto de pesquisa, foram utilizadas, além da legislação em vigor, algumas referências teóricas: SILVA (2003), BECKER (1997), GARRIDO (2010), GONH (2010), ZALUAR (1994), MARTINS (2010), MERTON (1967) e GOFFMAM (1981), entre outros, que contribuíram sobremaneira com a concepção que se têm do problema da marginalidade, com foco no envolvimento dos adolescentes com os atos infracionais, como também das características e funções do perfil de educador social que atua em contextos não escolares. Esse tipo de pesquisa é "nova" na área das Ciências Humanas e Sociais e, portanto, ela bem poderia ser desenvolvida em projetos de mestrado e até mesmo doutorado; contudo, foi selecionada apenas uma parte para a iniciação científica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)