Busca avançada
Ano de início
Entree

As cores e as formas dos cheiros: um estudo da relação sinestésica entre o visual e o olfativo nos projetos de embalagem

Processo: 13/07893-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
Beneficiário:Camila Assis Peres Silva
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Embalagem de produtos   Design   Perfume   Sinestesia   Percepção olfatória   Percepção visual

Resumo

O presente projeto tem por objetivo estabelecer uma relação sinestésica entre a percepção visual e olfativa. Parte-se da hipótese de que é possível atribuir significados aos cheiros tal como temos atribuído às cores, às formas, às texturas e à tipografia. Acredita-se que na medida em que compreendermos melhor os efeitos dos cheiros e os significados que as pessoas a eles atribuem, será possível representá-los graficamente com mais eficácia. Para averiguar essa hipótese, o projeto será conduzido através do estudo das percepções visual e olfativa, seguido por uma análise das representações gráficas do cheiro em embalagens de perfumes e produtos aromatizantes de ambiente. Serão realizadas pesquisas com perfumistas, designers, mercadólogos e consumidores de diferentes idades a fim de identificar a relação que eles estabelecem entre os cheiros e os elementos visuais. Os dados levantados serão confrontados e da análise final se pretende extrair uma relação de correspondência entre os elementos olfativos e visuais. Como produto final, o projeto visa apresentar um guia com a representação visual e significado dos cheiros. Dessa forma, objetiva-se não apenas contribuir para o projeto de embalagens de produtos fragrantes, mas também contribuir para eficácia na utilização dos cheiros como instrumento de projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)