Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da reatividade peritoneal e das concentrações plasmáticas e peritoneais da Ceftriaxona após administração intraperitoneal via cateter de Tenckhoff em equinos

Processo: 13/13799-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:CARLOS ALBERTO HUSSNI
Beneficiário:Juliana de Moura Alonso
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Laparoscopia   Peritonite   Cefalosporinas

Resumo

A peritonite e suas complicações apresentam relevância clínica e um risco potencial de morte aos equinos, representando um desafio diagnóstico e terapêutico. Neste sentido, buscam-se novas possibilidades terapêuticas, visando aumentar a sobrevida dos acometidos. Objetiva-se avaliar por ensaio clínico randomizado a evolução da concentração da Ceftriaxona no líquido peritoneal após administração pela via intraperitoneal e intravenosa, bem como a viabilidade e segurança da utilização do cateter de Tenckhoff e da via intraperitoneal em equinos. O projeto será dividido em duas fases, compreendendo na fase 1 a realização de projeto piloto para se estabelecer a viabilidade de utilização do cateter de Tenckhoff e a dose e intervalo ideal de aplicação intraperitoneal da Ceftriaxona para manter o fármaco dentro de sua concentração mínima inibitória plasmática. A fase 2, compreenderá na execução do projeto propriamente dito, onde serão utilizados dez equinos adultos, divididos em dois grupos de 5 animais. O grupo 1 receberá a dose estabelecida no projeto piloto de Ceftriaxona diluída em 2 litros de Solução Fisiológica a 0,9% (SF) por via intraperitoneal através do cateter de Tenckhoff, conforme intervalo de aplicação estabelecido no projeto piloto, durante 5 dias. Para os animais do grupo 2 será administrado a mesma dose de Ceftriaxona por via intravenosa a cada 24 horas e 2 litros de SF por via intraperitoneal no mesmo intervalo utilizado para o grupo 1 durante 5 dias. Os animais de ambos os grupos serão acompanhados clínica e laboratorialmente, através de avaliações hematológicas (hemograma, fibrinogênio, função hepática e renal e concentração do fármaco através da técnica de cromatografia líquida de alta performance- HPLC) e do líquido peritoneal (macroscopia, físico-química e concentração do fármaco através do HPLC); avaliação ultrassonográfica e laparoscópica a fim de avaliar o potencial de agressão peritoneal do fármaco. Espera-se que a utilização proposta do fármaco resulte em concentrações peritoneais mais elevadas e duradouras, e não reatividade peritoneal, podendo a via de aplicação intraperitoneal ser utilizada como adjuvante ao tratamento da peritonite, e que a utilização do cateter de Tenckhoff seja segura e viável, amplificando-se as possibilidades de utilização da via intraperitoneal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALONSO, J. M.; PECCININI, R. G.; CAMPOS, M. L.; NITTA, T. Y.; AKUTAGAWA, T. Y. M.; CRESCENCIO, A. P.; ALVES, A. L. G.; RODRIGUES, C. A.; WATANABE, M. J.; HUSSNI, C. A. Plasma and peritoneal fluid concentrations of ceftriaxone after intravenous and intraperitoneal administration in horses. VETERINARY JOURNAL, v. 234, p. 72-76, APR 2018. Citações Web of Science: 0.
ALONSO, JULIANA DE MOURA; NITTA, THIAGO YUKIO; MIZUCINA AKUTAGAWA, TATIANA YUMI; CRESCENCIO, AMANDA PAULINO; TAKAHIRA, REGINA KIOMI; DOS SANTOS, BRUNA; GARCIA ALVES, ANA LIZ; WATANABE, MARCOS JUN; RODRIGUES, CELSO ANTONIO; PECCININI, ROSANGELA GONCALVES; DE CAMPOS, MICHEL LEANDRO; HUSSNI, CARLOS ALBERTO. Evaluation of Tenckhoff Catheter Use and Ceftriaxone Intraperitoneal Administration in Horses. Journal of Equine Veterinary Science, v. 53, p. 55-63, JUN 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALONSO, Juliana de Moura. Avaliação da reatividade peritoneal e das concentrações plasmáticas e peritoneais da ceftriaxona após administração intraperitoneal por cateter Tenckhoff em equinos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.